Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2019

O povo é quem mais ordena?

Olá bom dia e boa semana de trabalho!
A começar com entusiasmo? Espero que sim, com novas razões para fazer o bem, o próprio e o comum. Sim, tem de ser esse o objetivo de todos os dias, apesar de tudo...
O resultado das eleições para o Parlamento Europeu fica marcado, sem dúvida, pela abstenção. 70%? Como é possível um regime democrático sem a participação democrática? Há regiões do país onde não votaram mais de 80% dos cidadãos...! O ambiente democrático é, por isso, cada vez mais frágil, porque aqueles que o sustentam estão ausentes. Um drama que exige reformas, busca de novas formas de participação e sobretudo verdade naqueles que  decidem ser representantes de todos os cidadãos. 
Este domingo, repleto de acontecimentos nas várias dioceses, fica marcado pela festa ao Senhor Santo Cristo. Foi presidida pelo arcebispo açoriano D. José Bettencourt que disse, na ilha de São Miguel, que esta imagem tem sido uma referência constante da “história e epopeia açoriana”.

Este domingo, publicamos uma entrevista a outro arcebispo, também ilhéu: D. José Tolentino Mendonça. O bliotecário e arquivista da Santa Sé afirma que a Biblioteca do Vaticano é um local para «frequentar o futuro» e conta como colabora com o programa deste pontificado
A semana que começa é muito importante para toda a equipa da Ecclesia. Assinala-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais e estamos a preparar uma sessão de apresentação da Mensagem do Papa e da entrega do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão à reportagem "É como se a Mãe descesse à terra", de Catarina Canelas, da TVI, e ao Diário do Minho, por ocasião dos 100 anos do jornal. Vai ser no dia 30 de maio, quinta-feira, no auditório da Renascença. Trata-se de uma sessão aberta, onde contamos com a sua presença.
Votos de uma ótima jornada e uma boa semana de trabalho!
Paulo Rocha 



Sem comentários:

Enviar um comentário