Páginas

sábado, 20 de julho de 2019

«Não há planeta B»

Os ânimos mas acalmaram, mas as vozes não se querem calar. Em Lisboa, estimaram cerca de cinco mil jovens que desfilaram desde o Marquês de Pombal até à Assembleia da República para afirmarem a sua preocupação com as alterações climáticas.
Desceram, gritaram, empunharam cartazes… foi assim neste dia em que se assinalou o quarto aniversário da encíclica «Laudato Si», um texto que apela a uma ecologia integral e tem unido religiões e sociedade em torno do futuro do planeta.
Se para alguns é um dever que ocorre da sua crença, para outros é um dever cívico: «Todos os caminhos são caminho», ouvi na manifestação, uma jovem católica, desde cedo preocupada com o ambiente. Diferentes idades, diferentes sensibilidades, na rua se juntam gerações que agora acordam para o problema do ambiente e outras que crescem já com esta consciência.
Também este dia ficou marcado pelo texto que o cardeal Turkson que considerou que a limitação do aquecimento global a 1,5 graus celsius como obrigação “moral” e “religiosa”.
“Com o aquecimento global em volta de 1°, desde a revolução industrial, já estamos a ver o impacto severo das mudanças climáticas nas pessoas, em termos de condições climáticas extremas, como secas, enchentes, aumento do nível do mar, tempestades devastadoras e incêndios violentos. A crise climática está a atingir proporções sem precedentes. A urgência, portanto, não poderia ser maior”, refere o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).
Em sintonia esteve também o encontro Interescolas de alunos do 1.º ciclo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), este ano com inspiração ecológica e desafios para estudantes e docentes.
Deixo-lhe ainda a sugestão de ler a entrevista a Isabel Figueiredo, diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Socais. Destaco a «comunhão» de esforços, nos vários projetos católicos, que importa cada vez mais afirmar e praticar.
Abrimos-lhe também o apetite para uma das festas maiores nos Açores, as festas do Senhor Santo Cristo, que destacamos no domingo de manhã no programa Ecclesia na Antena 1.
Deixo-lhe ainda o convite para acompanhar na RTP2 o programa 70x7, a entrevista ao responsável pela Biblioteca Apostólica Vaticana e pelo Arquivo do vaticano, D. José Tolentino Mendonça que fala sobre os tesouros que ali descobriu e do que significa ser colaborador próximo de Francisco. Para ver e ler também no portal da Agência Ecclesia.
Tenha um excelente fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário