Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2019

Portugal dos Pequeninos

Bom dia para si e bom descanso, caso esteja a desfrutar do feriado.Em Fátima, é um dia de festa e de cor, com a presença de milhares de crianças de todo o país, na sua peregrinação anual à Cova da Iria. Em ano de centenário da construção da Capelinha das Aparições, a Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima tem como lema o pedido que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos na aparição de outubro de 1917: “Façam aqui uma capela”.
Antes da Peregrinação, as crianças foram desafiadas a realizar a habitual campanha de maio, que, este ano, propôs a descoberta da identidade peregrina cristã através da montagem de uma mochila e de recortes, em papel. Se ainda não viu o nosso especial sobre esta celebração, hoje é um bom dia para o ler com calma: https://agencia.ecclesia.pt/portal/criancas-vao-a-fatima-2/

A respeito do 10 de junho, o programa 70x7 (RTP2) apresentou este domingo uma reportagem com turistas e imigrantes que apresenta “Portugal visto por quem não é português”: a cultura, o povo e os seus costumes. São cada vez mais são os que chegam ao encontro do país, uma pequena caixa de “surpresas” para quem vem de férias, mas também um abrigo para quem chega em busca de auxílio e de proteção.

Liturgicamente, a Igreja Católica assinala hoje a memória do santo Anjo da Guarda de Portugal, cujo culto era tradicional desde tempos remotos; foi oficializada pelo Papa Leão X em 1504, passando a ser celebrada com a maior solenidade em todas as cidades e vilas portuguesas, tendo conquistado novo incremento quando se divulgou a tríplice aparição do Anjo de Portugal aos três pastorinhos de Fátima e Pio XII aprovou a inclusão desta memória no calendário litúrgico português.

A comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas acontece este ano em ligação com Cabo Verde. O bispo do Mindelo diz que este programa vem reforçar os “laços” existentes entre os dois países, “que nunca se perderam”.
“Há coisas que são passos históricos e por mais que o tempo avance e passe esses laços mantém-se, a cultura, a língua, o afeto. Entre Cabo Verde e Portugal há uma relação embrionária muito grande”, de “mais de 500 anos”, sublinha D. Ildo Fortes, em declarações à Agência ECCLESIA.

NA Madeira, o presidente da República Portuguesa decidiu condecorar D. António Carrilho, bispo emérito do Funchal, agraciado com o grau de Grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Ainda hoje, nos Açores, o Instituto S. João de Deus vai ser distinguido com Insígnia Autonómica de Mérito Cívico.

De domingo, chegam duas notícias do Vaticano: O Papa celebrou o Pentecostes e apresentou o Espírito Santo como antídoto ao «frenesim» contemporâneo. Simbolicamente, foi nesta solenidade que deu a conhecer a sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2019, apelando a um anúncio de “fraternidade universal”, a parte da fé em Deus Pai.
O Dia de Portugal está em destaque hoje no Programa ECCLESIA, pelas 15h00, na RTP2, e pelas 22h45, na Antena 1 da rádio pública.
Despeço-me com votos de boas notícias, sempre
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário