Páginas

sábado, 27 de julho de 2019

Hoje falamos de nós

Bom dia e santo domingo para si!
A Igreja Católica celebra este domingo o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), com atenções sobre a dependência das redes sociais e o cyberbullying, com o objetivo de “circunscrever o fenómeno” que afeta, sobretudo, as novas gerações. Na sua mensagem para o DMCS 2019, o Papa Francisco propõe a redescoberta do sentido de comunidade como forma de superar os desafios levantados pelo recurso crescente às redes sociais e internet.
A nova diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), organismo da Igreja Católica em Portugal, assume em declarações à Agência ECCLESIA o “enorme desafio” de passar de uma sociedade conectada para uma verdadeira comunidade, superando o mero “deslumbramento” perante a tecnologia.
A “permanente ligação” também tem dimensões menos positiva, em particular na vida dos mais novos, adverte Isabel Figueiredo.
O tema está em destaque na emissão do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública (06h00) e no ‘70x7’, na RTP2 (18h10).
O historiador José Mattoso recebeu este sábado em Fátima o Prémio Árvore da Vida/Padre Manuel Antunes 2019, da Igreja Católica, pela sua reflexão sobre a espiritualidade cristã e ação cívico-cultural.
Após receber o prémio, o investigador assinalou que, nos séculos XIX e XX, a Igreja Católica em Portugal se refugiou “à sombra do poder constituído” – “enfraquecida pela perda dos seus bens e pela debilidade do seu pensamento racional, perdeu o sentido da criatividade cultural” – mas, hoje, pela reflexão teológica, à crítica exegética e ao verdadeiro conhecimento do passado, “recuperou o seu lugar no mundo da ciência e da razão”.
O prémio foi entregue na 15.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura que debateu, ao longo do dia, o tema ‘A Mulher na Sociedade e na Igreja’, em Fátima.
Ao longo do dia, acompanhamos o final da viagem do Papa Francisco à Roménia, que é passado na região da Transilvânia, com a Divina Liturgia de beatificação dos 7 bispos mártires greco-católicos (comunidade de rito oriental que reconhece a jurisdição do Papa), no Campo da Liberdade em Blaj.
O espaço está ligado à luta pela liberdade nacional e à perseguição dos católicos, durante o regime comunista do século XX, que em 1948 exigia aos católicos que integrassem a comunidade ortodoxa, cuja jurisdição é nacional.

Estes são os sete novos beatos da Igreja Católica:
Vasile Aftenie, Bispo e Vigário Geral de Bucareste e do Vechiu Regat, faleceu no dia 10 de maio de 1950, no hospital prisional de Vacaresti, com 51 anos.
Valeriu Traian Frentiu, Bispo de Oradea e decano dos bispos greco-católicos, morreu no dia 11 de julho de 1952, na prisão de Sighet. Tinha 77 anos de idade.
Ioan Suciu, Administrador Apostólico da Igreja Metropolitana de Blaj, morreu de fome e por falta de tratamento médico em 27 de junho de 1953 na prisão de Sighet aos 46 anos.
Titus Liviu Chinezu, ordenado bispo na clandestinidade em 1949, faleceu no dia 15 de janeiro de 1955 na prisão de Sighet, doente, na ausência de qualquer tratamento médico. Tinha 51 anos de idade.
Ioan Balan, Bispo de Lugoj, morreu no dia 4 de agosto de 1959, aos 79 anos, no Mosteiro de Ciorogarla, onde se encontrava em prisão domiciliaria depois de ter sido separado dos outros três bispos que sobreviveram na prisão de Sighet.
Alexandru Rusu, Bispo de Maramures, morreu aos 79 anos, no dia 9 de maio de 1963, na prisão de Gherla. Estava a cumprir uma sentença de prisão perpétua recebida em 1957 por “instigação e alta traição”, depois de ter sido libertado da prisão de Sighet.
Iuliu Hossu, Bispo de Cluj-Gherla, que leu a declaração de união de 1918 em Alba Iulia (acto fundador da Roménia moderna), sobreviveu à prisão em Sighet. Até ao final da sua vida ficou em prisão domiciliária no mosteiro de Căldăruşani. Foi criado cardeal em segredo (in pectore) em 1969 e morreu no dia 28 de maio de 1970, com 85 anos de idade.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

P.S. - Os donativos das comunidades católicas recolhidos nas Missas dominicais revertem hoje em favor dos projetos do Secretariado Nacional das Comunicações e dos vários Secretariados Diocesanos do setor, em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário