Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2019

O Padroeiro dos pobres e de quem sofre...

Foi nestes termos que o Papa Francisco se referiu ontem a Santo António cujo dia hoje celebramos. Na sua habitual audiência geral de quarta feira, Francisco destacouo “insigne pregador e padroeiro dos pobres e de quem sofre” pedindo que “a sua intercessão ajude a experimentar o socorro da misericórdia divina”. Nascido em Lisboa, em 1195, Santo António viria a integrar a ordem dos franciscanos, onde assumiu o nome de António, pelo qual é hoje conhecido. Destacou-se como pregador e professor de Teologia, vindo a falecer em 1231 tendo sido sepultado em Pádua. A sua fama de santidade levou o Papa Gregório IX a canonizá-lo, a 30 de maio de 1232.
Muitos lugares em Portugal celebram este santo, com destaque para a cidade de Lisboa.  Na Igreja de Santo António, à Sé, as celebrações começam às 07h00 com celebrações eucarísticas a todas as horas até às 12h00 hora da Missa Solene da Festa. A partir das 17h00, tem lugar a solene procissão, com as imagens de Santo António, São João Batista, São Miguel, Santo Estêvão, São Vicente e São Tiago, que percorre as ruas de Alfama e termina em frente à Sé. Às 20h00, é celebrada a Missa do Adeus que marca o encerramento da festa religiosa.
O Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese Leiria – Fátima realiza hoje a última sessão do módulo interdisciplinar com o tema «Linguagens da fé». Dedicado à relação entre a arte e a espiritualidade crista, está integrado no curso diocesano Bíblia e Teologia Cristã. A terceira sessão que hoje acontece é mais uma oportunidade para conhecer as linguagens artísticas em que a fé se diz no mundo contemporâneo.
Mais logo, pelas 15h00 conta com a informação religiosa na RTP2 onde pode acompanhar o programa Ecclesia. E mais tarde, pelas 22h45, pode sintonizar a edição rádio do programa Ecclesia na Antena1.
Tenha um grande dia.
Henrique Matos


Sem comentários:

Enviar um comentário