Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Dia Mundial do Ambiente

Bom dia e paz e bem!!
«Tendo em conta que o ser humano também é uma criatura deste mundo, que tem direito a viver e ser feliz e, além disso, possui uma dignidade especial, não podemos deixar de considerar os efeitos da degradação ambiental, do modelo atual de desenvolvimento e da cultura do descarte sobre a vida das pessoas.» Papa Francisco, ‘Laudato si’
Hoje é o Dia Mundial do Ambiente. Uma iniciativa anual que pretende alertar populações e governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente. Este ano o tema centra-se na poluição do ar.
Se tiver tempo recomendo a entrevista da Agência ECCLESIA a Rita Veiga, da Rede ‘Cuidar da Casa Comum’, Francisco Ferreira, da Associação ‘Zero’, e Pedro Franco da ‘Fundação Fé e Cooperação’. E, claro, a encíclica do Papa Francisco ‘Laudato si’, que está a comemorar 4 anos que foi publicada.
“Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade” – Papa Francisco em defesa dos Direitos Sociais, em particular dos mais pobres e excluídos, aos participantes duma cimeira pan-americana de juízes, no Vaticano.
A cimeira foi patrocinada pela Academia Pontifícia das Ciências Sociais (Santa Sé), com o tema ‘Direitos Sociais e Doutrina Franciscana’.

O Conselho Nacional de Representantes do Corpo Nacional de Escutas (CNE) aprovou, por “unanimidade”, a nova política “Escutismo Movimento Seguro”.
“As preocupações do Corpo Nacional de Escutas com a proteção e segurança de crianças e jovens está patente no seu Programa Educativo, no Sistema de Formação Adultos no Escutismo e nas práticas que propõe para a escolha dos espaços em que decorre a dinâmica escutista, a relação entre pares, a Relação Educativa e as próprias atividades.”

Atualidade e informação, de preferência boas notícias, é o que pretendemos que encontre sempre no site www.agencia.ecclesia.pt.
Esta tarde, no programa Ecclesia, na RTP2 a partir das 15h00, as notícias são sobre a Jornada Nacional da Pastoral da Cultura e o debate pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais. Depois falamos do Congresso Nacional da Liga Operária Católica, sobre ‘Dignificar o Trabalho na Era Digital’, com o coordenador da LOC/MTC, José Paixão.
Na rádio, na Antena 1 da emissora pública, estamos a preparar a Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima. Às 22h45.
Cumprimentos e votos de um bom dia mundial do ambiente,
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário