Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Urgente a comunidade... apesar da "rede" que nos une

O desafio saiu da apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019, ontem em Lisboa, onde D. João Lavrador afirmou que o Papa “interpela” os comunicadores a “estabelecerem a relação entre a comunicação na rede e a comunidade”. O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e Comunicações Sociais afirmou que o Papa desafia a uma comunicação “verdadeira, edificadora de comunhão e ao serviço da pessoa”.
Um momento que olhou também a incidência da mensagem do Papa no exercício do jornalismo. Vários especialistas concluíram que a sociedade está hoje cada vez mais “conectada”, virtualmente, mas sem sentido de relação. Foi referido que não faltam “eremitas sociais” neste mundo “virtualmente” ligado.
Para o jornalista Nello Scavo, é necessário construir uma “comunidade de pessoas” e não uma “opinião pública”, sujeita a “manipulação de informações” e à “desumanização” das figuras de quem não se gosta. O repórter italiano apresentou o seu mais recente livro ‘Fake Pope’ que dá conta das notícias falsas criadas em torno do atual Papa.
Esta apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019, ficou também marcada pela entrega da edição 2018 do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão. Isabel Figueiredo, diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, entreguou a distinção à reportagem ‘É como se a Mãe descesse à terra’, da TVI – e o prémio honorífico ao jornal Diário do Minho, por ocasião do seu centenário.
A partir de hoje e durante três dias, Francisco estará na Roménia. Uma viagem que sublinha gestos ecuménicos e o diálogo com a comunidade ortodoxa. O Papa visita Bucareste, Bacau, Sumuleu-Ciuc, Iasi, Sibiu e Blaj, onde estão previstos encontros com autoridades políticas, líderes ortodoxos, a comunidade católica e a população cigana. Depois de João Paulo II ter visitado o país há vinte anos, é a segunda viagem de um Papa à Roménia.
O mês de Maria chega hoje ao fim e algumas cidades vão sair à rua num cortejo de luz. Entre outros lugares, estas procissões marianas vão percorrer as ruas do Porto e de Coimbra. Na cidade invicta, a procissão sai da Igreja da Trindade, seguindo pelos Aliados e ruas Formosa, Santa Catarina, Passos Manuel e Avenida dos Aliados regressando à Igreja da Trindade onde no exterior desta igreja o bispo do Porto, D. Manuel Linda, dará a bênção final. Em Coimbra a vigília de oração terá início com a recitação do terço meditado e culmina com uma breve procissão de velas pelas ruas da Baixa daquela cidade.
Mais logo não esqueça o programa Ecclesia na RTP2, pelas 15H00, e mais tarde na Antena1 pelas 22h45, pode acompanhar também a sua edição rádio.
Tenha um grande dia
Henrique Matos 


Sem comentários:

Enviar um comentário