Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2019

«Open Conventos» - 20 visitas guiadas e 5 itinerários

Bom dia e paz e bem!!
O projeto «Open Conventos» quer abrir 26 monumentos religiosos da cidade de Lisboa ao público para que a sua história seja conhecida.
“O património tem que ser usado, tem que ser fruído, porque quando está fechado e ninguém o usa a sua degradação ocorre muito mais rapidamente” - José Manuel Pimenta, do setor do Turismo do Patriarcado de Lisboa
Sabia que das 59 casas religiosas, mosteiros e conventos na cidade de Lisboa, cerca de metade estão em risco elevado de degradação devido a situações de abandono, de falta de uso ou de ausência de obras de conservação e restauro.
«Open Conventos» é uma iniciativa gratuita que começa hoje, com um concerto de órgão e uma conversa aberta sobre “O que fazer com os Conventos de Lisboa?”, pelas 18h00 no Mosteiro de São Vicente de Fora. Nos dias 24 e 25 de maio o programa inclui 20 visitas guiadas e 5 itinerários.
A Confederação Internacional da Cáritas vai reunir em Assembleia Geral na cidade de Roma, entre hoje e 28 de maio.
Três representantes portugueses vão participar no encontro que tem como tema «Uma Família Humana, Uma Casa Comum».
Neste contexto, convido também a ler o nosso especial sobre a «Mala da Partilha» que recolheu testemunhos reais de migrantes e refugiados em Portugal.

No programa ECCLESIA na RTP2, a partir das 15h00, levamos até si notícias da atualidade e vamos falar sobre as eleições para o Parlamento Europeu. À noite partilhe connosco uma viagem de acolhimento, pelas 22h45, na Antena 1 da rádio pública.
Estamos em permanência em www.agencia.ecclesia.pt.
Votos de uma boa quinta-feira, neste dia, mas em 1179, foi emitida a Bula «Manifestis Probatum», pelo Papa Alexandre III, que confirmou a independência de Portugal e o título de rei a D. Afonso Henriques.
Cumprimentos,
Carlos Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário