Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2019

Portugueses já chegaram ao Panamá

Já estão no Panamá os voluntários portugueses que vão trabalhar na preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude, que decorre de 22 a 27 de janeiro, naquele país latino-americano. Todos os seis portugueses que partiram ontem, já fizeram a experiência das Jornadas Mundiais e assumem agora a missão de assegurar que tudo esteja a postos para acolher os jovens de todo o mundo que se preparam para viajar para o Panamá. Em entrevista à Agência ECCLESIA o cardeal-patriarca de Lisboa tinha já confirmado a candidatura de Lisboa para receber o evento no verão de 2022, resta esperar pelo anúncio do Papa na missa de encerramento das Jornadas no Panamá.
E os jovens concentram também a atenção de D. António Marto. Os próximos dois anos serão, para a Diocese de Leiria-Fátima, um desafio pastoral dedicado aos “Jovens, Fé e Vocação”. D. António Marto começa já hoje, um itinerário que vai percorrer as nove vigararias para se encontrar com os jovens. Pelas 21h30, no salão da Quinta da Matinha D. António Marto inicia este percurso com os jovens da sua diocese.
Quase em Dia de Reis, lembramos que hoje e amanhã são as últimas oportunidades de que dispõe para visitar alguns presépios expostos em vários pontos do país. É o caso do Museu Pio XII, em Braga, onde pode ainda ver a exposição «Um Menino nos foi dado» da autoria do artista plástico Levi Guerra. Se está perto de Portalegre, tem até amanhã para ir até à catedral da cidade e apreciar presépios construídos entre os séculos XVIII e XX. Mais atual é o «Natal dos Ilegais», no átrio da Basílica de São Pedro do Toural (Guimarães). Trata-se de um presépio construído pelo grupo de Leigos ligados aos Missionários do Verbo Divino no âmbito do projeto “Natal em obras” da referida Basílica.
Amanhã, Dia de Reis, pelas 06h10 na Antena1, o Programa ECCLESIA dá voz às tradições associadas a esta data. Ainda no clima natalício, conta com a ajuda das Gentes de Almeirim. Um trabalho de preservação e celebração da memória que ganha particular relevo no canto, em especial no campo religioso.   
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário