Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2019

Unidos por uma Semana...

Estamos na Semana da Unidade dos Cristãos e por estes dias multiplicam-se iniciativas que recordam o itinerário comum dos que se afirmam cristãos. O espítiro de unidade, espera-se que predure para lá das datas e das efemérides, em iniciativas conjuntas e no propósito de sugerir o Evangelho ao nosso tempo. No Algarve, os cristãos católicos e greco-católicos, evangélicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos, vão hoje rezar juntos pelas16H00, na igreja de São Francisco, em Faro. O mesmo espírito preside à a Vigília Ecuménica Jovem. Acontece mais logo, pelas 21h00, em Lisboa, na catedral de São Paulo da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana. Para além das Igrejas promotoras, a iniciativa está aberta a outras comunidades que desejem participar nesta noite de oração.
O Cuidado da Casa Comum, na linha da Encíclica do Papa Francisco, continua a motivar iniciativas. Hoje é a vez da Escola de Teologia e Ministérios da Diocese de Coimbra promover um curso sobre este tema, que vai ser orientado por Pedro Bingre do Amaral, professor no Instituto Politécnico daquela cidade. É no Seminário Maior de Coimbra, e visa proporcionar um olhar cristão sobre a ecologia. Na mesma linha, também em Lisboa o tema merece a atenção do Grupo de Meditação Cristã da Igreja de São João de Deus que, convidou o Padre Vasco Pinto de Magalhães para falar sobre a «Laudato Si – Amor de todos pela Terra» É pelas 17h00, na Igreja de São João de Deus.
No Porto, a Universidade Católica acolhe mais uma sessão do ciclo de conversas do «Grupo ao 3º Dia» sobre «Da fragilidade da doença à ternura lenta e obstinada pela Vida».  «O testamento vital» é o tema desta sessão, que tem como oradoras Mónica Duque (jurista) e Edna Gonçalves (médica). O objetivo é “criar um espaço de formato informal e carácter formativo e reflexivo, com temas centrados na pessoa doente”.
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário