Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

«Comunidades da rede e a comunidade humana», no dia de São Francisco de Sales

Bom dia e paz e bem!!
Começamos o dia em festa e expectativa. E começamos também a construir comunidade aqui nesta rede que é a internet, onde nos encontramos cada manhã, para continuar a construir a comunidade humana.
Festa porque a Igreja Católica celebra a memória de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, e expectativa para conhecer a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019.
O Papa Francisco, que já está no Panamá e hoje tem o primeiro encontro oficial com os jovens da Jornada Mundial da Juventude, vai apresentar uma reflexão sobre “comunidades da rede e a comunidade humana”.
“‘Somos membros uns dos outros’ (Ef 4,25). Das ‘community’ às comunidades” é o tema escolhido para uma “reflexão sobre a atualidade e a natureza das relações na Internet”.
“O tema sublinha a importância de dar à comunicação uma perspetiva mais ampla, baseada na pessoa, e enfatiza o valor da interação sempre entendido como oportunidade de diálogo e encontro com os outros”, adiantou o Vaticano na apresentação do tema.


Desenho de Vinícius Vieira dos Santos e Aurélio Fred Macena dos Santos, em Diocese de Aveiro
A JMJ 2019 concentra todas as atenções mas estamos a viver a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: Hoje e sexta-feira, a Diocese de Aveiro celebra o ecumenismo em templos da Igreja Metodista.
Outra sugestão para o final deste dia são as conferências integradas no módulo interdisciplinar «Desafios da Ética Social Cristã», no Seminário Diocesano de Leiria.

E pelas 15h o programa Ecclesia chega até si, basta ligar a RTP2 ou, se preferir a rádio, sintonize na Antena 1, pelas 22h45.
Hoje à noite, também vamos estar ligados em direto à 34.ª edição da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, no site da sua Agência Ecclesia - www.agencia.ecclesia.pt - para acompanhar o encontro do Papa, que vai presidir à Missa, com os jovens.
Cumprimentos e uma boa quinta-feira na nossa companhia,
Carlos Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário