Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2019

O Panamá… cá…

Vinhais, Gondomar, Sátão ou Parque das Nações são apenas alguns dos exemplos de como é possível viver as Jornadas Mundiais da Juventude, vencendo a distância e o fuso horário. De norte a sul, a pastoral juvenil das dioceses organizou-se para possibilitar espaços de encontro para os jovens acompanharem os momentos centrais das Jornadas que decorrem no Panamá. Em écran gigante, mas também pelos testemunhos daqueles que nelas já participaram, não faltam sítios para recriar cá, um pouco do ambiente que se respira por lá. 
E por lá, o Papa preside hoje à Eucaristia da dedicação do altar da Catedral Basílica de Santa Maria la Antigua. O acontecimento tem uma ligação ao nosso país porque o seu restauro e recuperação esteve a cargo da Dalmática, uma empresa de Lousada que devolveu o esplendor artístico a esta Catedral que é Património Mundial da UNESCO. O momento litúrgico é também ocasião para Francisco se encontrar com sacerdotes, consagrados e movimentos laicais. 
No programa Papal é hoje, mas no fuso horário português é já na madrugada de domingo, a Vigília com os jovens que antecede a Eucaristia de encerramento das jornadas, em torno da qual, existe por cá… grande expetativa.
Em Braga, no Campus Camões, arranca hoje a 4ª edição da ação de formação «Do clique ao toque – O Diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais». Em causa o desafio de olhar a educação religiosa num contexto cultural fortemente influenciado pelos dispositivos eletrónicos articulados em rede. Conjugar esta realidade com a perceção do outro e com a sensibilidade religiosa, é o contributo desta atividade, que se dirige de forma especial a professores e educadores.
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário