Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Um antídoto aos nacionalismos?! O Papa Francisco explica.

Bom dia e paz e bem!!
Os nacionalismos que fecham fronteiras e pessoas de cada lado dessas estruturas delimitativas estão cada vez mais presentes na vida de cada pessoa, mais que não seja, pela atenção mediática mas há um “antídoto”, melhor, são milhões e milhões há mais de 30 anos.
Nas palavras do Papa Francisco e no que vemos, por experiência própria e atenção mediática,  eles são “fermento de paz no mundo”.
“Ver todas as bandeiras desfilar juntas, dançando nas mãos dos jovens alegres por se conhecerem é um sinal profético, um sinal que vai contra acorrente da triste tendência atual dos nacionalismos conflituosos de hoje, que levantam muros e se fecham à universalidade, ao encontro os povos” – Papa sobre a JMJ no Panamá, audiência pública semanal, no Vaticano
Não faço previsões e não vale pena apressar o tempo mas já espero com expectativa por 2022, para ver esses jovens e as suas bandeiras, ouvir a diversidade de línguas e conhecer outras culturas, afinal: “O mundo precisa de uma Igreja jovem, alegre e acolhedora”.
“Renovemos o nosso compromisso para que as nossas comunidades se convertam em lugares onde se faz a experiência do amor de Deus, que não exclui a ninguém” – Papa Francisco
Para além da internet, estamos também consigo na RTP2, pelas 15h00, com o programa Ecclesia onde a Jornada Mundial da Juventude está destaque, nas notícias e na entrevista.
Na Antena1, da emissora pública, somos quase um “late night”. Vamos ouvir um dos antigos diretores do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. Descubra qual pelas 22h45.
Estamos no último dia do primeiro mês de 2019. Espero que tenha gostado da nossa companhia e encontrado boa notícias.
Vamos continuar em permanência em www.agencia.ecclesia.pt e para além dos objetivos de noticiar, relatar, informar, tentar da rede ajudar a construir a comunidade humana.
Cumprimentos
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário