Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Foi longe demais

Dias atrás conversava com uma senhora avançada em anos, com uma lucidez que talvez nem tivesse na juventude. Expunha a ela uma situação que vivi de perto, ainda que como observador, e numa determinada altura ela sentenciou que o perdão resolvera o imbróglio. Chegara o tempo do perdão, reforçou. E o disse com a autoridade de quem padeceu muito e perdoou ainda mais. Esta senhora tem formação espiritual para compreender em profundidade a caridade como alicerce do amor e de uma sociedade mais justa. Admirável, deixará saudade quando se for.

É comum que as pessoas restrinjam o sentido de caridade à ajuda material, à esmola. É como olhar a linha do horizonte com antolhos, ou o céu do fundo de um poço. A caridade não é uma virtude teologal à toa. Opera entre amigos, quando se releva uma indelicadeza, entre cônjuges, quando não se agrava uma impaciência, entre patrão e empregado, quando aquele compreende os limites deste e quando este procura entender as preocupações que por vezes maltratam quem empreende. Pode até obrar entre inimigos, quando uma das partes abre o peito e deixa de lado seus rancores. Lato senso, portanto, a caridade é tempero fundamental no panelão civilizatório. Mas a caridade, bela e indispensável, não deve infantilizar-se, resvalando para o sentimentalismo. Seria cair na tentação de fazer justiça com as próprias pieguices.

Numa manhã de domingo, num supermercado próximo de minha casa, a funcionária que pesa legumes esticou a cabeça e me disse que um sujeito estava a roubar nas gôndolas. Falou que é reincidente, que coloca inúmeras coisas sob seu casaco, inclusive bebida alcoólica. Perguntei como procediam em tais situações constrangedoras. Me respondeu que este cidadão, quando acusado, não nega que rouba. Retruca apenas que não tem dinheiro. Como reagir diante disto?

Conheci um paulista que trabalhou, na década de 50, nas minas de carvão do nosso estado. Viveu extrema penúria, que a juventude suporta. Me contou que por vezes tomava assento num boteco, com o estômago nas costas. Nada pedia, porque não tinha crédito. Mas beber, bebia. Porque, segundo ele, nem todos alcançam um pedaço de pão, mas nunca falta quem cacife um copo de cachaça. Não virou alcoólatra por pouco. Encarvoado até o último, foi resgatado pela formação que teve na casa paterna, que nem a pátina dos anos sepulta. Voltou para São Paulo e tocou a vida, a ponto de virar diretor industrial de uma empresa média. Não tinha cultura, mas sobejava experiência. Sabia lidar com as pessoas, suas mazelas e fazia a coisa andar.

Não faz muito os veículos de comunicação relataram um caso no mínimo bizarro. Um camarada deixou na porta de uma emissora de rádio um cartão de banco que, segundo ele, encontrara na rua, com a respectiva senha. Acompanhava o cartão devolvido um bilhete, explicando que uma certa importância em espécie fora sacada para comprar alimentos. É uma história singela que a muitos certamente comoveu. A própria vítima teria dito que não registraria a ocorrência na polícia. O que pensar? Esta reação pode ser entendida como caridade ou leniência com o erro?

Estaríamos diante de uma metáfora do bom ladrão? Não. O bom ladrão bíblico, cujos delitos desconhecemos, não mereceu a adjetivação porque fez bom uso daquilo de que se apropriou indevidamente. Seu valor, no pleno sofrimento da morte de cruz, foi o arrependimento. Na última hora, nos últimos momentos. Sua atitude, brotada de sua consciência, mereceu o perdão e a promessa gloriosa de que naquele dia mesmo estaria no reino dos céus. Há muitos que não entendem isto.  Talvez sejam os mesmos que não admitem o acolhimento do filho pródigo e se sintam lesados, como o filho que permaneceu junto ao pai. O bom ladrão é como um filho pródigo. É aquele que se arrepende. Seu antípoda, o que não se arrepende, não pode ser perdoado. É o caso lapidar de quem rejeita o próprio Espírito Santo, o pecado sem remissão.

A impunidade é uma chaga, pela qual respondem os poderes da república. A lei é necessidade civilizatória e sua aplicação uma exigência da vida social. Quando deixamos de lado as coisas simples e certas, empurramos camelos pelo buraco da agulha. Não estou a apregoar chibatadas para o ladrão. Para delitos leves, penas leves, mas alguma pena. A demagogia esquerdóide deseducou o povo e a leniência direitóide, movida a sentimento de culpa, ambas com a benção de certos membros criativos do judiciário, fizeram enormes estragos. Temos vários problemas graves, a começar pela corrupção e pelo modelo político patrimonialista, mas o coitadismo e o desprezo pelos valores morais estão certamente entre os Top Five de nosso infortúnio.

J. B. Teixeira



Sem comentários:

Enviar um comentário