A associação Crescer em Família, do Regnum Christi, abre o
terceiro ano do curso “Pastoral das famílias em situação de coabitação,
separação e divórcio”
Um dos dramas dos nossos tempos é a grande inimizade que está se desenvolvendo no seio das famílias.
Uma das características antropológicas que nos caracterizam como
humanidade e civilização é o amor mútuo de homens e mulheres, realizado
em famílias que, através da procriação, dão continuidade, confiança,
alegria e esperança para a humanidade.
Quando o relacionamento do casal entra em crise, porém, surgem
problemas não só para os indivíduos daquela família, mas para toda a
sociedade.
Quando aconteceu a fractura, é difícil curá-la, mas muitos casais
conseguem renovar o amor e a estabilidade da família cuidando das
feridas desde o início.
É possível intervir com empatia e sensibilidade já nos primeiros sinais de crise.
E é esta a proposta da associação Crescer em Família, um apostolado
do movimento Regnum Christi, que, em parceria com o Instituto Superior
de Ciências Religiosas do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum,
organizou o curso de formação “Pastoral das famílias em situação de
convivência, separação e divórcio”.
O curso é aberto a leigos, padres, religiosos, seminaristas,
catequistas, assistentes sociais, educadores, professores, advogados,
consultores, e visa formar agentes qualificados em dioceses, paróquias,
escolas e outras agremiações para acompanharem e ajudarem as pessoas no
seu crescimento humano e espiritual, especialmente nos casos em que o
casamento está em apuros.
Os módulos do curso incluem a comunidade de acolhimento, o matrimónio
cristão, o direito canónico, o Magistério da Igreja, a espiritualidade,
o direito civil e penal, os aspectos psicológicos, a identidade de pais
e filhos, seus sentimentos e como apoiá-los.
As áreas de estudo que vão da teologia à psicologia. No teológico,
discute-se o fundamento da doutrina cristã, permitindo que os agentes se
aprofundem no ensinamento da Igreja sobre o cuidado pastoral das
famílias em situação de convivência, separação e divórcio e sugerindo
como transformá-lo em vida.
O objectivo da área espiritual é dar aos agentes o conhecimento
teórico e prático para o desenvolvimento de uma espiritualidade
específica, com propostas concretas de vida cristã.
A área jurídica visa explicar sinteticamente as normas do direito canónico e do direito civil, proporcionando aos agentes uma visão que
lhes permita orientar-se no tocante à situação legal e eclesial.
Na área psicológica e psicopedagógica, o objectivo é explicar os
efeitos da separação nos indivíduos, no casal e nos filhos, permitindo
aos agentes entender melhor a dinâmica das situações que enfrentam e as
possíveis rotas a tomar.
Cada tema terá como referência a acção pastoral e será voltado a ela. A
formação completa nas diversas áreas, portanto, tem o objectivo de
fornecer as ferramentas necessárias para se entrar em comunhão com as
pessoas e oferecer a elas uma ajuda concreta.
As aulas também serão transmitidas remotamente via tele-conferência, aos sábados, das 9h30 às 13h do horário de Roma.
O curso começa neste dia 13 de Fevereiro e termina em 11 de Junho de 2016.
Para mais informações, aceda a www.uprait.org.
in

Sem comentários:
Enviar um comentário