Estudo da Associação Inglesa Alzheimer´s Society mostra que a afeição familiar tem um impacto "poderoso e positivo" no doente
A Alzheimer´s Society, uma instituição de caridade
do Reino Unido que presta assistência a pessoas afectadas por este tipo
de doença degenerativa, enfatiza a importância da família. Na sequência
de um estudo, concluiu-se que passar o tempo com os entes queridos com
demência é "ainda mais importante" quando eles já não reconhecem os
amigos e familiares.
A associação britânica desmente que 42% de entrevistados em
determinada pesquisa, considera desnecessário manter contacto com aqueles
que atingiram um estágio avançado de demência. Na verdade, receber
visitas de familiares estimula os sentimentos de felicidade, confiança e
segurança. Mesmo quando a doença progride, afirma a Alzheimer´s
Society, as pessoas com demência podem ainda ter a chamada "memória
emocional". Isso significa que o doente pode continuar a sentir-se feliz
e sereno após receber visitas de entes queridos, mesmo não se lembrando
do encontro.
64% dos pacientes de Alzheimer, de acordo com outro estudo Inglês,
sente que foi abandonado depois de conhecido seu diagnóstico. Jeremy
Hughes, director executivo da Alzheimer´s Society, disse a este respeito:
"Depois de passar um tempo com amigos e familiares durante as férias, a
chegada do novo ano pode ser um momento de grande solidão para as
pessoas que sofrem de demência. É muito importante estar sempre
presente, para que eles possam sentir-se ainda parte do mundo".
Hughes destacou o impacto "potente e positivo" nos doentes que
passaram um tempo com seus entes queridos. "Nosso objectivo é incentivar
os familiares das pessoas que sofrem de Alzheimer a entrar em contacto
connosco, para ajudá-los a entender como estar presente junto aqueles que
estão doentes", acrescenta.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário