Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2020

«Voltaremos, sim, voltaremos!»

Bom dia e paz e bem!


“Voltaremos, sim, voltaremos! É a nossa confiança e nosso compromisso, hoje. Voltaremos juntos aqui, em ação de graças” – D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, no final da homilia da Missa da peregrinação de 13 de maio.

Era possível começar esta newsletter com outro tema mas a celebração inédita carregada de simbolismo e sentimento, sem a presença de peregrinos, certamente continua viva na memória de quem acompanhou as celebrações ou viu apenas algumas fotografias ou imagens nos Meios de Comunicação Social.

A primeira grande peregrinação de 2020 ao Santuário de Fátima, que evoca a aparição de 13 de maio de 1917, contou apenas com bispos, capelães e funcionários do santuário num recinto de oração vazio, por causa do impacto da pandemia de Covid-19.

“Talvez estejamos todos a aprender como é uma peregrinação em estado puro, o peregrinar com o coração, a peregrinação interior no percurso mais íntimo da nossa vida” - D. António Marto


As celebrações na Cova da Iria foram acompanhada e lembradas em diversas partes do mundo e no Vaticano, o Papa Francisco escreveu um tweet, uma carta aos “queridos peregrinos de Fátima” e, na audiência geral semanal, encorajou todos “a conhecer e seguir o exemplo da Virgem Maria” na saudação em língua portuguesa.

“Com estas minhas palavras, queria apenas tran­quilizar-vos a respeito da companhia que vos faz a nossa Mãe do Céu. Hoje conseguimos, através apenas da alma e do coração, fazer a ligação à Virgem Maria; e somos limitados! Tão limitados, tão pequeninos que um inesperado vírus pôde facilmente transtornar tudo e todos…”



Esta tarde, o programa Ecclesia, na RTP 2, a partir da 15h00, apresenta um alinhamento com a Semana do Papa, Fátima, e uma entrevista; e à noite pelas 22h45 na Antena 1, da rádio pública, com testemunhos de quem peregrina à Cova da Iria.

Cumprimentos e uma boa quinta-feira,

Carlos Borges






Sem comentários:

Enviar um comentário