Páginas

domingo, 31 de maio de 2020

Pentecostes - Sair em comunidade e em segurança


Bom dia e paz e bem!!


A Solenidade do Pentecostes 2020 é especial por todas as situações que temos vivido. Estamos quase fechados mas cada um nas suas casas e as portas das igrejas, capelas e lugares de culto abriram as portas para acolher e enviar, sempre em segurança e com várias orientações.

“Sabe bem acolher a Palavra de Deus na força e na alegria do Espírito, precisamente neste dia de Pentecostes em que, após quase três meses de suspensão das Missas comunitárias devido à pandemia do coronavírus, retomamos a celebração da Eucaristia como irmãos unidos no Espírito do Ressuscitado” – Padre Manuel Barbosa (Dehoniano) na reflexão à liturgia deste domingo, publicada na Agência ECCLESIA.

O primeiro-ministro António Costa, na sexta-feira, e depois o presidente da República destacaram a ação preventiva das religiões, confissões religiosas e dos seus fiéis durante os últimos dois meses.

“No momento em que as Confissões Religiosas regressam à prática de atos coletivos públicos de culto, o Presidente da República agradece o sentido de Estado e, sobretudo, de Serviço à Vida e à Saúde que demonstraram, ao longo de dois meses e meio, a pensar nos portugueses e em Portugal” - Marcelo Rebelo de Sousa 


“É uma alegria termos cá peregrinos mas sentimos isso também como uma responsabilidade e a responsabilidade de garantimos condições de segurança para quem vem participar nas celebrações ao santuário ou para quem vem visitar este espaço” – Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, no regresso das celebrações comunitárias após a primeira Missa no recinto de oração.


Um dos primeiros locais para onde quero desconfinar é o Porto. Já lá vivi durante uns anos e é simplesmente uma cidade maravilhosa. Por isso, fica a sugestão de uma futura visita, sem esquecer o seu ex-líbris onde pode celebrar, caminhar na história e no património, ficar com bonitas fotografias e uma vista espetacular…

A igreja, o museu e a Torre dos Clérigos reabriram com circuito preparado para acolher 400 pessoas por dia: Grupos de 20 pessoas sobem à Torre sem se cruzarem, de meia em meia hora. Até ao final de 2021, os profissionais de saúde, bombeiros e Cruz Vermelha são convidados especiais da Irmandade que gere um símbolo que “é de todos”.

“Num gesto de agradecimento e profundo reconhecimento ao trabalho e à coragem que realizam no combate ao Covid-19, em prol de toda a comunidade” - Padre Manuel Fernando Silva


Este domingo, pelas 06h07, o programa Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública, conversa sobre o mês mariano de maio com a irmã Sandra Bartolomeu, membro do Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, e o padre Rubens Marques, da  Diocese do Porto, cidade que esta noite recebe a recitação do terço, pelas ruas, com a imagem de Nossa Senhora.

O programa ‘70×7’, na RTP2, também é matutino e a partir das 07h27 vamos apresentar a preparação das celebrações comunitárias das Missas em várias dioceses.

Votos de um bom domingo, sem esquecer a segurança

Carlos Borges









Sem comentários:

Enviar um comentário