Páginas

sábado, 9 de maio de 2020

União Europeia «rogai» por nós

Olá Bom Dia

O covid-19 entrou no léxico universal… Deixou rastos mortíferos e veio abalar pilares com pouco cimento. Está na hora da União Europeia mostrar que as suas raízes são de betão e o seu edifício é construído com a matéria-prima da solidariedade.

Os mais fragilizados, e não só, anseiam que as estrelas da bandeira da União Europeia iluminem as suas vidas.

Ao comentar um artigo de opinião de três ministros europeus (Portugal, Espanha e Itália) que apelam a um Rendimento Mínimo Europeu (RME), D. Jorge Ortiga, delegado português das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) disse à Agência ECCLESIA que, na linha da Doutrina Social da Igreja (DSI), as iniciativas que promovem “o indispensável aos cidadãos” devem ser patrocinadas e deseja que se concretizem.


Os responsáveis da Companhia de Jesus (Jesuítas) enviaram também uma mensagem às instituições da União Europeia (UE) pedindo-lhes que promovam uma “verdadeira solidariedade ética e social” na sequência do surto do coronavírus. A declaração dos jesuítas salienta também que a pandemia do coronavírus “fortaleceu a consciência de todos os povos da Europa de que estão profundamente interligados” e paradoxalmente, “é na altura em que as igrejas estão vazias que as pessoas redescobrem a mensagem cristã da solidariedade”.


O tema da pandemia domina a atualidade. Para se perceber a situação e agir em conformidade, a Conferência Episcopal Portuguesa publicou orientações para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia Covid-19

Já sabe que o nosso site https://agencia.ecclesia.pt/portal/ está em permanente atualização com a atualidade religiosa.

Propostas para hoje

Luis Filipe Santos





Sem comentários:

Enviar um comentário