Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2020

«Quarentena de ricos»


Esta expressão devo-a a uma amiga que há umas semanas partilhou comigo a sua reflexão sobre este tempo em que vivemos isolados, mas confortáveis. Hoje recupero-a para falar da realidade que muitos refugiados enfrentam, vivendo o mesmo tempo, as mesmas horas, o mesmo sol e chuva, mas numa diferente geografia.

O coordenador da Plataforma Portuguesa de Apoio aos Refugiados (PAR) alertou para esta realidade onde “campos de refugiados sem condições básicas de saúde” tornam oas pessoas em situação de trânsito “mais desprotegidas”.

“O drama humanitário que permanece quanto aos migrantes e o covid poderá afetar os mais vulneráveis e os refugiados poderão estar entre esses, sendo que é necessário medidas de higiene, há campos de refugiados que não têm acesso a água e a cuidados básicos de saúde, estas pessoas estão mais desprotegidas do que qualquer um de nós”, afirmou André Costa Jorge.

A realidade portuguesa dos mais vulneráveis foi ontem levada ao Presidente da República pelo presidente da Cáritas Portuguesa que afirmou que, em pouco mais de um mês, 48 mil pessoas procuraram os centros diocesanos da instituição pela primeira vez.

Segundo Eugénio Fonseca, o aumento de pedidos de ajuda à Cáritas Portuguesa é de 40% e o perfil das pessoas que precisam de ser ajudadas corresponde ao da última crise económica e social em Portugal, que afetou sobretudo a classe média e média baixa.

Presidente da República recebeu também Isabel Jonet, dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que falam do aumento de pedidos de alimentação.


Deixo-lhe a sugestão de acompanhar o debate que juntou o padre Nuno Branco, jesuíta ao padre Nuno Santos, reitor do Seminário maior de Coimbra, sobre o risco de «voltar exatamente ao mesmo» ou «pensar que nada vai ser como antes». Os dois sacerdotes falavam sobre a Igreja depois da pandemia e o encontro aconteceu no domingo à noite, mas pode ser visto através do vídeo do disponibilizado.

Esta semana, a cada noite, vamos ao encontro da devoção mariana que mesmo não sendo possível assinalar presencialmente no recinto do santuário estará no coração de muitos fieis que procuram o silêncio e a paz daquele lugar. Esta noite fica o convite para perceber como o Núcleo de estudantes católicos, da faculdade de Farmácia, está a organizar um terço vivo, onde qualquer pessoa interessada poderá participar. Pelas 22h45, na antena 1, fica a conhecer mais pormenores com Leonor Gameiro.

Mas há muito mais para conhecer porque o portal de notícias da Agencia Ecclesia continua a acompanhar a atualidade. Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia, e, se puder, continue a ficar em casa, por si e por mim!

Lígia Silveira





Sem comentários:

Enviar um comentário