Páginas

sábado, 30 de maio de 2020

Vamos regressar à Missa comunitária

Bom dia e paz e bem!!


Foto Luís Manuel Neves, igreja paroquial da Baixa da Banheira, Diocese de Setúbal

Hoje é dia das portas se abrirem para o regresso à celebração da Missa comunitária nas nossas paróquias, na paróquia vizinha ou aonde estivermos a viver este desconfinamento gradual: Com máscara, as mãos higienizadas e seguir as indicações das equipas de acolhimento.

«Quem queria mais do que nós que as celebrações começassem mais cedo?» - D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, na entrevista semanal Renascença/Ecclesia.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou orientações para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia covid-19, com normas de segurança. Se quiser (re)ler antes do regresso à Eucaristia.


O Papa Francisco preside hoje à oração do Rosário pelas vítimas da pandemia, na Gruta de Lourdes, nos Jardins do Vaticano, a partir das 17h30 (menos uma em Lisboa), com ligação a alguns dos maiores santuários marianos, incluindo Fátima, e transmitida online.

Também pode reler a carta que o Papa escreveu a todos os “fiéis” para o mês de maio e rezar as duas orações propostas. Os bispos portugueses uniram-se ao pontífice e gravaram uma oração.


Este fim de semana celebramos a solenidade de Pentecostes, a efusão do Espírito Santo sobre os primeiros discípulos de Jesus, após a ressurreição e ascensão de Cristo, relatada no livro bíblico dos Atos dos Apóstolos.

Temos várias notícias com propostas para celebrar e viver a vigília: Jesuítas, Lisboa, Évora, Angra.


Aqui na Ecclesia estivemos sempre “on”, em www.agencia.ecclesia.pt, como as várias dioceses portuguesas, as suas paróquias e diversos agentes pastorais que vão continuar a celebrar a liturgia e a pastoral da caridade.

Temos um novo separador onde pode consultar as orientações para o regresso das celebrações nas dioceses e vários projetos sociais que dinamizaram e outros em curso de norte a sul de Portugal continental e ilhas dos Açores e Madeira.

Cumprimentos, votos de um bom sábado e de um bom regresso à sua comunidade;

Carlos Borges



A campanha de recolha de alimentos dos Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal – online e através de vales nos supermercados – termina este domingo.




Sem comentários:

Enviar um comentário