Páginas

sábado, 16 de maio de 2020

Cuidar da terra


Bom dia!

Começa hoje a Semana ‘Laudato Si’! Trata-se de uma iniciativa do Papa Francisco para assinalar, até ao dia 24 de maio, o 5.º aniversário desta encíclica ecológica e social.


Em Portugal, a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana afirma que a encíclica ‘Laudato Si’ é “uma inspiração” para o momento atual, projetando “um futuro mais justo e sustentável”.

A Rede Cuidar da Casa Comum (CCC) vai promover uma tertúlia e uma vigília ecuménica de oração, online. A tertúlia decorre na próxima terça-feira, pelas 21h30, conta com as intervenções de João Miguel Almeida – ‘A origem da pandemia’ –; Teresa Bartolomei – ‘Da teologia da maldição a uma teologia do ecocídio’ – e Rita Veiga sobre ‘Voltar à “normalidade”?! Vejamos antes o que queremos’. No 21 de maio (quinta-feira), a rede CCC, o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) e da Aliança Evangélica dinamizam uma Vigília ecuménica de oração intitulada ‘(Que) novos céus e nova terra?’, a partir das 21h30.

Os Franciscanos vão divulgar o ‘Cântico das Criaturas’, que São Francisco de Assis escreveu há oitocentos anos, “a partir de nove versões portuguesas diferentes (duas são paráfrases), uma para cada dia”.


Das notícias deste sábado, destaque para o trabalho social que está a ser desenvolvido na Diocese de Setúbal. D. José Ornelas considera que «Vamos sair mais fortes» desta pandemia, se «ninguém ficar para trás». 

E recorde a entrevista ao cardeal D. António Marto onde aborda a celebração do dia 12 e 13 de maio, em Fátima, fala das relações com o Estado, por causa das celebrações comunitárias, e da renovação da Igreja Católica em Portugal.

Votos de um ótimo fim de semana, a cuidar da terra!

Paulo Rocha



Sem comentários:

Enviar um comentário