Páginas

domingo, 24 de maio de 2020

“Para que possas contar e fixar na memória”


É um desafio e uma proposta para o dia de hoje. Chega pelo Papa Francisco e tem a ver com o Dia Mundial das Comunicações Sociais que hoje se assinala. O Papa lembra que não faltam mensagens nestes dias digitais, mas falta a capacidade de narrar a verdade e olhar o que é mau com a capacidade de perceber uma alternativa. Francisco recorda aos comunicadores que “temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita”. Um desafio que pode aprofundar na Agência Ecclesia.


E já é mais fácil comunicar e transmitir em direto o que acontece nas paróquias e comunidades cristãs. Ontem o Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social, de Braga e o Laboratório da Fé, promoveram uma formação online, com o essencial para aqueles que querem transmitir celebrações litúrgicas ou eventos pastorais na comunidade. Foi ainda disponibilizado um manual que sintetiza a formação e ficou a promessa de regressar com novas abordagens sobre o tema.


Esta manhã o Assistente Nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) preside à Eucaristia de Encerramento do ACANTONAC. A atividade online juntou durante três dias dezenas de milhar de escuteiros e suas famílias, numa iniciativa que quis assinalar o 97º aniversário do CNE. A Agência Ecclesia acompanhou a atividade e a forma como envolveu jovens e adultos, pais e filhos. Além da dimensão pedagógica, a iniciativa teve também uma intenção solidária como sublinhou o Chefe Nacional dos escuteiros portugueses.


Na Antena1 pelas 6h00 pode acompanhar o programa Ecclesia que hoje vai ao encontro de vários responsáveis por projetos editoriais no campo do jornalismo, para olhar os desafios destes tempos e as propostas do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Na mesma linha, mais tarde pelas 17h49, o programa 70X7 vai ao encontro de formas inovadoras de presença de Igreja na comunicação digital.

Tenha um grande dia

Henrique Matos






Sem comentários:

Enviar um comentário