Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Juntos e seguros...


Foto: Agência ECCLESIA/HM

Em vídeo, nas redes sociais, panfletos e pela profusa sinalética… os templos vão abrir amanhã e esta tem sido uma semana intensa. As missas estão de regresso mas… diferentes… um olhar pela Agência ECCLESIA mostra-nos comunidades que se vão reunir na rua, em palcos de festas, organizadas numa “coreografia” de segurança mas essencial para a assembleia se reunir. Há também cuidados a ter com as limpezas e desinfeções que, matando o vírus, podem também danificar património histórico. Temas que estão a dominar o nosso fluxo informativo.


O desconfinamento das assembleias também é acompanhado pelo reabrir das propostas culturais. Mais logo, a rubrica “Conversas na Ecclesia” traz-nos mais “Cinco Sentidos”. A jornalista Lígia Silveira vai conversar com Fátima Eusébio, coordenadora do departamento dos bens culturais da diocese de Viseu, e Martinho Mendes, responsável pelo serviço educativo e coordenador da programação artística do Museu de Arte Sacra do Funchal. Em foco, o regresso e envolvência dos públicos nestas propostas culturais.


Em Braga há «NOITE UP’S – uma direta com Deus». Desta vez é em versão digital a partir das 21h00. Coordenada pelo «Grupo peregrinos», tem como tema «Todos no mesmo Barco!». Tradicionalmente dirigida aos jovens, a organização diz que é uma experiência aberta a todos, que conta com transmissão online da Eucaristia, que vai ser presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.


Pelas 15H00 pode contar com o programa Ecclesia na RTP2, hoje o Padre Hugo Gonçalves comenta a Liturgia da Solenidade de Pentecostes que este ano tem um sabor especial. O pároco do Campo Grande em Lisboa, antecipa também a abertura dos templos que ocorre este fim de semana e a forma como a sua comunidade se preparou para este momento.

Mais tarde pelas 22h45, a edição rádio do Programa Ecclesia conta com o testemunho do padre Nuno Westwood que nos fala das respostas sociais na Unidade Pastoral de Oeiras e São Julião.

Tenha um grande dia

Henrique Matos




Sem comentários:

Enviar um comentário