Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2020

O momento “sufocante” da solidariedade


Querer ajudar e experimentar a incapacidade para chegar a todos. É  este o sentimento generalizado entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Ontem o Arcebispo de Évora, em declarações à Agência ECCLESIA, dava conta do aumento significativo de pedidos de auxílio alimentar que estão a chegar às IPSS da Arquidiocese. Mas D. Francisco Senra reconhecia que a fragilidade toca também quem ajuda. “As Instituições vivem um momento sufocante» referiu D. Francisco Senra Coelho alertando as autoridades para «consequências muito graves para a sociedade».


A fragilidade social deste momento concretiza-se também nos casos de violência doméstica que continuam a chegar à Cáritas de Aveiro. “As queixas formalizadas têm sido menos devido ao confinamento, mas surgem casos novos, encaminhados pela Polícia ou GNR ou até pelas vítimas que conseguiram os nossos contactos”, precisa a técnica Patrícia Pinho. O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, da Cáritas de Aveiro possui uma Casa Abrigo destinada ao acolhimento e acompanhamento das vítimas deste tipo de maus tratos.


Pela tarde há mais “Conversas” na Agência ECCLESIA, desta vez em foco estarão as oportunidades digitais de comunicar a Fé. A experiência do Padre Marcelino Ferreira com o “Laboratório da Fé” e a aprendizagem nesta matéria, do Padre Amaro Gonçalo, vão dar corpo ao “Ligados em casa”. Uma reflexão para perceber esta onda digital e o que dela pode perdurar além da pandemia.



Na RTP2 o programa Ecclesia chega às 15h00, mais tarde na Antena1, pode escutar a sua edição rádio pelas 22h45.

Tenha um grande dia

Henrique Matos







Sem comentários:

Enviar um comentário