Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Unidos na oração e no jejum


Foto: Vatican Media

Um dia em que Cristãos e muçulmanos estiveram mais próximos. Responderam ao desafio lançado pelo Alto Comité para a Fraternidade Humana para um dia de oração em conjunto, de jejum e de obras de caridade, pedindo o fim da pandemia que afeta povos e culturas. Francisco aceitou a proposta e nela envolveu os católicos que assim se uniram à iniciativa desta instituição nascida após a viagem do Papa a Abu Dhabi (fevereiro de 2009), a primeira visita de um pontífice católico à Península arábica. O secretário-geral da ONU, António Guterres, também se uniu ao apelo, e através da sua conta no Twitter afirmou que: ”Em tempos difíceis, devemos permanecer juntos pela paz, humanidade e solidariedade”. Uniu assim a sua voz à do Papa Francisco e à do grande-imã de Al-Azhar, Ahmed el-Tayeb.



Hoje é o Dia Internacional da Família. A iniciativa partiu da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e é festejada anualmente desde 1994. Esta celebração vem sublinhar a importância na família no processo educativo e reforça a mensagem de união, amor, respeito e compreensão, vitais para o bom relacionamento dos membros que compõem o núcleo familiar. Nestes dia marcados pela Covid-19 a Fundação Famílias comVida (FcV) disponibiliza a todas as famílias da Diocese de Lisboa, um serviço pensado especialmente para este tempo. É aberto a qualquer família mesmo que seja para uma só pessoa.


Nesta sexta-feira começa também a Jornada da Juventude da Diocese de Lamego. A iniciativa decorre online, hoje e amanhã e tem como tema «Jovem, eu te digo, levanta-te». Pelas 21h30, uma vigília de oração será transmitida pela rede social facebook do departamento da pastoral juvenil de Lamego. Mais tarde, a atividade «Mais351» consiste num diálogo entre jovens e sacerdotes e através de uma “chamada telefónica onde estes podem partilhar momentos, alegrias, inquietações, sentimentos… como realça a nota que divulga a iniciativa.


Na RTP2, o programa Ecclesia conta hoje com a presença de Frei José Nunes que nos ajuda a compreender os textos bíblicos propostos pela liturgia do VI Domingo da Páscoa.

Pelas 22h45, pode acompanhar na Antena1 a edição rádio do programa Ecclesia que ao longo da semana tem olhado Fátima e a forma como este ano se viveu uma peregrinação diferente.

Tenha um grande dia

Henrique Matos






Sem comentários:

Enviar um comentário