Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2020

1.º de Maio, o Dia do Trabalhador


Bom dia e paz e bem!!


“A partir desta experiência sectorial, familiar e comunitária renovamos princípios e valores que fundamentam uma nova espiritualidade da Vida: o direito à ‘Terra, ao Teto e ao Trabalho’. Caminhamos com a consciência e a certeza de que outro mundo é possível”, explica o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, na mensagem para o 1.º de Maio 2020, escrita na Guatemala.

Este ano o Dia do Trabalhador é assinalado de forma diferente, como tem sido a nossa vida desde março.

“Nesta altura, a solidariedade entre os trabalhadores vai ter de ser até à medula”, afirmou o coordenador nacional da LOC/MTC, Américo Monteiro, nas “Conversas na Ecclesia” onde participou a jovem Solange Pereira, que vale a pena ver ou rever.

Ao longo desta semana estamos a conversar com diversos agentes da Pastoral Operária, ligados à Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos - Diocese de Lisboa e Diocese de Braga - à Juventude Operária Católica e com a Associação Cristã de Empresários e Gestores. E hoje partilhamos mais.

“Confio à misericórdia de Deus as pessoas atingidas pelo desemprego, por causa da atual pandemia. Que o Senhor possa ser a Providência de todos os necessitados e encorajar-nos a ajudá-los”, disse o Papa Francisco na audiência geral de quarta-feira.


O mês de maio é tradicionalmente dedicado a Maria e no nosso site já pode ler mensagens de bispos portugueses que incentivam os seus fiéis a rezar o Rosário nas suas casas, em família e individualmente, como Leiria-Fátima, Porto, Viana do Castelo, Ordinariato Castrense.

O Papa Francisco escreveu uma pequena carta a todos os fiéis onde convida a “redescobrir beleza” da oração do Terço em casa e partilha duas a Nossa Senhora que podem ser recitadas no final do Rosário.


O bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé presidiu a uma Eucaristia para educadores católicos, transmitida online.

“Sem educação não há futuro, nem espírito crítico tão fundamental na construção de sociedades mais livres e solidárias”, afirmou D. António Moiteiro, esta quinta-feira, na Sé de Aveiro onde rezaram pelos educadores cristãos, pelos catequizandos, alunos e comunidades educativas.


Hoje é feriado, Dia do Trabalhador, mas continuamos a fazer-lhe companhia no nosso site – www.agencia.ecclesia.pt – na RTP2, pelas 15h00, e na Antena 1, da rádio pública, pelas 22h45, onde terminamos uma semana centrada no mundo do trabalho.

Um bom 1.º de maio, cumprimentos,

Carlos Borges





Sem comentários:

Enviar um comentário