Bom dia e paz e bem!! A Solenidade do Pentecostes 2020 é especial por todas as situações que temos vivido. Estamos quase fechados mas cada um nas suas casas e as portas das igrejas, capelas e lugares de culto abriram as portas para acolher e enviar, sempre em segurança e com várias orientações. “Sabe bem acolher a Palavra de Deus na força e na alegria do Espírito, precisamente neste dia de Pentecostes em que, após quase três meses de suspensão das Missas comunitárias devido à pandemia do coronavírus, retomamos a celebração da Eucaristia como irmãos unidos no Espírito do Ressuscitado” – Padre Manuel Barbosa (Dehoniano) na reflexão à liturgia deste domingo, publicada na Agência ECCLESIA. O primeiro-ministro António Costa, na sexta-feira, e depois o presidente da República destacaram a ação preventiva das religiões, confissões religiosas e dos seus fiéis durante os últimos dois meses. “No momento em que as Confissões Religiosas regressam à prática de atos coletivos públicos de culto, o Presidente da República agradece o sentido de Estado e, sobretudo, de Serviço à Vida e à Saúde que demonstraram, ao longo de dois meses e meio, a pensar nos portugueses e em Portugal” - Marcelo Rebelo de Sousa “É uma alegria termos cá peregrinos mas sentimos isso também como uma responsabilidade e a responsabilidade de garantimos condições de segurança para quem vem participar nas celebrações ao santuário ou para quem vem visitar este espaço” – Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, no regresso das celebrações comunitárias após a primeira Missa no recinto de oração. Um dos primeiros locais para onde quero desconfinar é o Porto. Já lá vivi durante uns anos e é simplesmente uma cidade maravilhosa. Por isso, fica a sugestão de uma futura visita, sem esquecer o seu ex-líbris onde pode celebrar, caminhar na história e no património, ficar com bonitas fotografias e uma vista espetacular… A igreja, o museu e a Torre dos Clérigos reabriram com circuito preparado para acolher 400 pessoas por dia: Grupos de 20 pessoas sobem à Torre sem se cruzarem, de meia em meia hora. Até ao final de 2021, os profissionais de saúde, bombeiros e Cruz Vermelha são convidados especiais da Irmandade que gere um símbolo que “é de todos”. “Num gesto de agradecimento e profundo reconhecimento ao trabalho e à coragem que realizam no combate ao Covid-19, em prol de toda a comunidade” - Padre Manuel Fernando Silva Este domingo, pelas 06h07, o programa Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública, conversa sobre o mês mariano de maio com a irmã Sandra Bartolomeu, membro do Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, e o padre Rubens Marques, da Diocese do Porto, cidade que esta noite recebe a recitação do terço, pelas ruas, com a imagem de Nossa Senhora. O programa ‘70×7’, na RTP2, também é matutino e a partir das 07h27 vamos apresentar a preparação das celebrações comunitárias das Missas em várias dioceses. Votos de um bom domingo, sem esquecer a segurança Carlos Borges |
domingo, 31 de maio de 2020
Pentecostes - Sair em comunidade e em segurança
sábado, 30 de maio de 2020
Beja: Diocese e paróquias estão a implementar normas da Conferência Episcopal nas igrejas, capelas e lugares
Padre Manuel Pato explica que os fiéis têm «um lado misto de ansiedade de voltar mas também de medo»
Beja, 30 mai 2020 (Ecclesia) – O pároco de Odemira e São Luís, na Diocese de Beja, disse que a Igreja Católica no baixo-alentejo está a seguir as normas da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para o regresso das celebrações comunitárias com fiéis, a partir deste sábado.
“Pelo conhecimento das minhas paróquias, a nível de arciprestado e diocese está tudo, senão preparado, quase tudo com a sinalética, com a implementação das medidas de higiene, gel, as medições da segurança a conservar, a distância entre os lugares, multiplicando naturalmente o número de Missas para que possamos chegar a todos ou ao número máximo de pessoas”, explicou o padre Manuel Pato.
Em declarações à Agência ECCLESIA, padre Manuel Pato adianta que o bispo diocesano, D. João Marcos, “tem escrito e contactado” os párocos e todos têm feito esse esforço que “ninguém descuide essa situação seguindo muito” as orientações da CEP.
“Na Sé retomam também este sábado as celebrações, com vigília de Pentecostes, com número limitado de pessoas, apenas tem a capacidade para cerca de 60 pessoas”, acrescentou o padre Manuel Pato, destacando que vão continuar a apostar nas transmissões online das celebrações “para chegar a muita gente”.
O sacerdote, membro dos Conselhos Presbiteral e Pastoral de Beja, explica que as igrejas na diocese “apesar de serem grandes” com as restrições nas entradas de fiéis “acabam por ser lugares pequenos para acolher os paroquianos”.
“As pessoas de modo geral estão a desejar que reabra tudo em termos do culto, e não só a celebração da Eucaristia. O que vou sentindo, quer do falo com colegas é esse grande desejo mas também um grande receio, um misto de ansiedade de voltar mas de medo, pelo menos no princípio”, referiu o padre Manuel Pato.
O pároco de Odemira – Santíssimo Salvador e Santa Maria – e de São Luís, do Arciprestado de Odemira, contextualizou que com a pandemia do coronavírus Covid-19 “a confiança das pessoas ficou bastante abalada” pelo que foram vendo noutros países, porque “graças a Deus” na Diocese de Beja não tiveram “muitos casos” positivos ou “muitos focos” de infeção “tirando Moura onde houve um surto maior” e os números que foram “muitos pequenos tiveram acompanhamento das autoridades e da Igreja”.
O padre Manuel Pato adianta que nas suas paróquias alargou os horários e aumentou o número das Eucaristias, por exemplo, aos domingos em São Luís e em Odemira há Missas de manhã, respetivamente às 10h30 e às 12h00, e à tarde porque “é a única solução pela dimensão das igrejas e o número que comporta de pessoas”, enquanto as vespertinas (sábado) são nas comunidades em zonas mais rurais, “os montes”.
Sobre a celebração de Missas campais, o pároco de Odemira – Santíssimo Salvador e Santa Maria – e de São Luís adianta que podem ser uma solução para as “festas, que não se vão realizar, esporadicamente dando nova dimensão ao momento da festa, num espaço aberto, mais abrangente”, mas com regularidade “é muito difícil”.
No dia 8 de maio, a Conferência Episcopal Portuguesa publicou orientações para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia covid-19, com normas para higienizar os espaços e as pessoas e celebrar os vários sacramentos sem o contacto físico, a partir deste sábado, véspera da Solenidade de Pentecostes.
CB
in
Vamos regressar à Missa comunitária
Bom dia e paz e bem!! Foto Luís Manuel Neves, igreja paroquial da Baixa da Banheira, Diocese de Setúbal Hoje é dia das portas se abrirem para o regresso à celebração da Missa comunitária nas nossas paróquias, na paróquia vizinha ou aonde estivermos a viver este desconfinamento gradual: Com máscara, as mãos higienizadas e seguir as indicações das equipas de acolhimento. «Quem queria mais do que nós que as celebrações começassem mais cedo?» - D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, na entrevista semanal Renascença/Ecclesia. A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou orientações para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia covid-19, com normas de segurança. Se quiser (re)ler antes do regresso à Eucaristia. O Papa Francisco preside hoje à oração do Rosário pelas vítimas da pandemia, na Gruta de Lourdes, nos Jardins do Vaticano, a partir das 17h30 (menos uma em Lisboa), com ligação a alguns dos maiores santuários marianos, incluindo Fátima, e transmitida online. Também pode reler a carta que o Papa escreveu a todos os “fiéis” para o mês de maio e rezar as duas orações propostas. Os bispos portugueses uniram-se ao pontífice e gravaram uma oração. Este fim de semana celebramos a solenidade de Pentecostes, a efusão do Espírito Santo sobre os primeiros discípulos de Jesus, após a ressurreição e ascensão de Cristo, relatada no livro bíblico dos Atos dos Apóstolos. Temos várias notícias com propostas para celebrar e viver a vigília: Jesuítas, Lisboa, Évora, Angra. Aqui na Ecclesia estivemos sempre “on”, em www.agencia.ecclesia.pt, como as várias dioceses portuguesas, as suas paróquias e diversos agentes pastorais que vão continuar a celebrar a liturgia e a pastoral da caridade. Temos um novo separador onde pode consultar as orientações para o regresso das celebrações nas dioceses e vários projetos sociais que dinamizaram e outros em curso de norte a sul de Portugal continental e ilhas dos Açores e Madeira. Cumprimentos, votos de um bom sábado e de um bom regresso à sua comunidade; Carlos Borges A campanha de recolha de alimentos dos Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal – online e através de vales nos supermercados – termina este domingo. |
sexta-feira, 29 de maio de 2020
Juntos e seguros...
Foto: Agência ECCLESIA/HM O desconfinamento das assembleias também é acompanhado pelo reabrir das propostas culturais. Mais logo, a rubrica “Conversas na Ecclesia” traz-nos mais “Cinco Sentidos”. A jornalista Lígia Silveira vai conversar com Fátima Eusébio, coordenadora do departamento dos bens culturais da diocese de Viseu, e Martinho Mendes, responsável pelo serviço educativo e coordenador da programação artística do Museu de Arte Sacra do Funchal. Em foco, o regresso e envolvência dos públicos nestas propostas culturais. Em Braga há «NOITE UP’S – uma direta com Deus». Desta vez é em versão digital a partir das 21h00. Coordenada pelo «Grupo peregrinos», tem como tema «Todos no mesmo Barco!». Tradicionalmente dirigida aos jovens, a organização diz que é uma experiência aberta a todos, que conta com transmissão online da Eucaristia, que vai ser presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Pelas 15H00 pode contar com o programa Ecclesia na RTP2, hoje o Padre Hugo Gonçalves comenta a Liturgia da Solenidade de Pentecostes que este ano tem um sabor especial. O pároco do Campo Grande em Lisboa, antecipa também a abertura dos templos que ocorre este fim de semana e a forma como a sua comunidade se preparou para este momento. Mais tarde pelas 22h45, a edição rádio do Programa Ecclesia conta com o testemunho do padre Nuno Westwood que nos fala das respostas sociais na Unidade Pastoral de Oeiras e São Julião. Tenha um grande dia Henrique Matos |
quinta-feira, 28 de maio de 2020
Contagem decrescente
Bom dia a si, que nos
acompanha nesta reta final da semana. A ECCLESIA acompanha os momentos que antecedem o regresso das celebrações comunitárias, já na vigília de Pentecostes, este sábado. Depois da reportagem em Santarém e das mensagens de vários bispos, o tema está em destaque no programa que é transmitido na RTP2, pelas 15h00, num olhar especializado do ponto de vista da saúde. A alteração às rotinas provocada pela pandemia de Covid-19 sente-se particularmente nas escolas, onde também é tempo de pensar no futuro, como no caso das matrículas de EMRC. Sete mães falam das motivações que as levam a inscrever os seus filhos na disciplina. De Angola chegou a notícia da morte de D. Óscar Braga, bispo emérito de Benguela e uma das figuras históricas das últimas décadas, na Igreja Católica do país lusófono. Ao final da tarde, convido-o a acompanhar as ‘Conversas na ECCLESIA’, numa edição dedicada ao Ano Laudato Si’; pelas 22h45, na Antena 1 da rádio pública, prossegue o ciclo de reportagens com projetos sociais promovidos pela Igreja Católica, na resposta à pandemia. Despeço-me com votos de boas notícias, sempre. Octávio Carmo |
Subscrever:
Mensagens (Atom)