Tão Pequeno e tão santo
![]() |
| Wikipedia |
Penso ser impossível adentrar na vida de um santo e dela sair, sem
antes, receber um convite. Sim, um convite a meditar sobre a plenitude
da vida divina que nos espera. E na vida do Santo que hoje vos escrevo,
São Domingos Sávio, torna-se óbvio que a santidade – imprimir Cristo em si mesmo, é o objectivo da vida do cristão.
Domingos nasceu no dia 2 de Abril de 1842, em Riva, Piedmont uma
província de Turim, no norte da Itália, em uma família humilde, mas, ao
mesmo tempo, muito fervorosa. Acompanhado por São João Bosco, desde
pequenino decidiu imitar fielmente Jesus Cristo, aproximando-se Dele
tanto quanto podia.
Certa vez, os colegas de Domingos encheram de pedras uma estufa da
escola e acusaram Domingos. O professor duvidava disto, mas teve de
repreendê-lo publicamente porque as supostas provas apontavam para a sua
culpa e, além disto, Domingos não se defendia. Mas a verdade veio à
tona já no dia seguinte. O professor questiona-o pelos motivos de não
ter se justificado. Domingos respondeu que queria imitar Jesus,
que foi acusado injustamente e não se defendeu. Ele sabia, ainda, que
seria perdoado porque era a sua primeira indisciplina, enquanto seus
colegas se fossem acusados, poderiam sofrer a expulsão da escola.
Entre tantas virtudes e actos de amor e compaixão que marcaram toda a
vida deste pequeno em estatura física, mas um gigante na fé e no amor a
Cristo, está os propósitos impactantes de vida que ele registou com
sete anos de idade, ao fazer sua primeira comunhão. “Propósitos que eu, Domingos Sávio, me propus no ano de 1849, quando fiz a Primeira Comunhão, aos 7 anos de idade:
- Confessar-me-ei com muita frequência e receberei a Sagrada Comunhão sempre que o confessor me permitir; 2. Quero santificar os dias de festa; 3. Os meus amigos serão Jesus e Maria; 4. Antes morrer que pecar”.
Esses foram os ideais de vida mais elevados de São Domingos Sávio,
que faleceu com apenas 15 anos de idade. Nos deixando o testemunho de
que mesmo que haja pessoas que não gostam de nós, e que nos perseguem,
nosso único inimigo e luta precisa ser contra o pecado. E mesmo que
tenhamos e façamos vários planos, sonhos e metas, nossa maior
meta precisa ser o céu.
Pois como nos disse João Paulo II, em 1991, quando discursava aos jovens em Cuiabá: “Só
Jesus é, e será sempre, a resposta aos grandes anseios, aos infinitos
desejos, aos ideais mais elevados que fervilham no coração humano.
N’Ele, em Jesus, está a Verdade sem sombra de mentira, n’Ele, o Caminho
claro e sem desvios, n’Ele está a Vida é a luz, e só n’Ele se encontram
todos os ideais!”
Não foi para a esquerda, nem para a direita, mas foi para frente e
para o alto que Domingos fixou o seu olhar. E como São Domingos Sávio,
elevemos nossos olhos e nossos ideais de vida e, “perseguir o
alvo, rumo ao prémio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo. E
seja qual for o grau a que chegamos, o que importa agora é prosseguir
decididamente.” Filipenses 1, 15-16.
São Domingos Sávio, rogai por nos!
in

Sem comentários:
Enviar um comentário