Veio do fim do mundo, já percorreu quase todo o mundo e as suas palavras e gestos chegaram a todo o mundo.
Com uma linguagem simples e humilde toca o coração de todos: crentes e não crentes.
O amor misericordioso de Deus, que está totalmente arreigado no seu coração, é o motor para falar de todos os temas: da paz e da guerra; da dignidade do homem; da “Alegria do Evangelho”; da cultura do descarte; da globalização; da justiça; de chamar a atenção à grave situação que se vive no planeta (“Laudato Si”)… e não chegaríamos ao fim de tanto enunciado.
O Pontificado do Papa Francisco é muito rico de esperança e da aproximação de Deus que se pode encontrar em qualquer lugar onde o homem vive, seja numa grande cidade ou no mais recôndito de um vale ou montanha.
Para Francisco, “o Ano da Misericórdia é o anúncio da presença e da vizinhança do Amor de Deus”. Por isso, a Igreja local, a paróquia, o bairro, a comunidade são caminhos especiais de reflexão comum.
Toda a misericórdia se concretiza na caridade, daí a aproximação, o contacto com todos os que não frequentam a igreja: acarinhá-los, chamá-los, criar laços de amizade e de afecto; e assim poderemos confirmar que “toda a actividade da Igreja tem como finalidade a Missão”- Papa Francisco.
Adelaide Figuinha
Professora
Sem comentários:
Enviar um comentário