Comunicava o Evangelho com a vida, ele buscava que muitos se rendessem ao amor de Deus num diálogo constante com as culturas
João Heitor de Brito nasceu em Lisboa, Portugal. Seu pai foi enviado
pelo rei Dom João IV para ser governador no Brasil, lugar onde faleceu.
São João de Brito, com sua mãe e seus irmãos, ficaram na corte. Desde
cedo, São João dava testemunho da busca de viver em Deus. Com sua saúde
fragilizada, certa vez os médicos chegaram a perder as esperanças, mas
sua mãe, voltando-se para o céu em oração e intercessão, fez também uma
promessa a São Francisco Xavier e o pequeno João recobrou a saúde
milagrosamente. São João passou um ano com uma batina, pois isso fazia
parte do cumprimento da promessa; mais do que isso, Deus foi trabalhando
a vocação em seu coração até que, com apenas 15 anos, ele entrou para a
Companhia de Jesus.
Após ser ordenado sacerdote foi enviado para evangelizar na Índia.
Viveu em Goa, depois no Sul da Índia, onde aprofundou-se nos estudos e
todo aquele lugar, toda aquela região conheceu o ardor deste apóstolo.
Homem que comunicava o Evangelho com a vida, ele buscava que muitos se
rendessem ao amor de Deus num diálogo constante com as culturas, o que
não quer dizer que sempre encontrou acolhimento. Junto aos povos de
Maravá, ele evangelizou e muitos foram baptizados; mas, ao retornar desta
missão, ele e outros catequistas acabaram sendo presos por soldados
pagãos e anticristãos e fizeram de tudo para que este sacerdote santo
renunciasse a fé, mas ele renunciou a própria vida e estava aberto para o
martírio se fosse preciso.
O rei chegou a condená-lo, mas um príncipe quis ouvir a doutrina que
ele espalhava e muitos mudavam de vida, abandonavam os deuses e a
conclusão daquele príncipe pagão era de que aquela doutrina era justa e
santa. São João foi libertado junto com os outros. Não demorou muito,
por obediência, voltou para Portugal, mas o seu coração queria, de novo,
retornar para a Índia e até mesmo ser mártir. Foi o que aconteceu.
Passado um tempo, após dar seu testemunho em vários colégios dos
jesuítas, ser sinal para Portugal do quanto o amor a Cristo e à Igreja
não pode ter medidas. Retornando à Índia, novamente evangelizando em
Maravá, foi preso. Desta vez, até um príncipe pagão chegou a se
converter. Mas o rei se revoltou, mandou prender aquele padre.
No ano de 1693, ele foi degolado. Sofreu muito antes disso, mas tudo
ofereceu por amor a Cristo e pela salvação das almas. São João de Brito,
modelo para todos nós de que o amor a Cristo, à Igreja e a salvação das
almas não pode ter medidas.
Apenas no Pontificado do Papa Pio IX, a 17 de Fevereiro de 1852,
avançou o processo para a sua beatificação e a cerimónia teve lugar na
Basílica de São Pedro, dia 21 de Agosto de 1853. No dia 22 de Junho de
1947, o Papa Pio XII presidiu à Eucaristia da canonização.
(Com informações do site Pequeninos do Senhor)
in

Sem comentários:
Enviar um comentário