Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Manual de Bioética para Jovens

O Manual de Bioética para Jovens será apresentado na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, às 21 horas, pelo Dr. Constantino Santos, médico e pelo Dr. Luís Martinho, jurista. Trata-se da 57ª apresentação do Manual, em Portugal, cujo lançamento teve lugar em Lisboa, na Livraria Férin, com a Professora, Marta Mendonça, da Universidade Nova, e o Dr. António Lobo Xavier.

O Manual de Bioética para Jovens é uma tradução adaptada da 2ª edição (2012) do Manuel Bioéthiques des Jeunes, da Fundation Jérôme Lejeune. O seu patrono, o Professor Jérome Lejeune, foi o médico investigador que descobriu a patologia cromossómica (Trissomia 21), responsável pela síndrome de Down.

A associação ADAV-Coimbra considerou oportuna a divulgação do Manual de Bioética para Jovens, neste momento em que, na sociedade, se continuam a discutir os limites no controlo da vida e da morte, e em que, por isso mesmo, é fundamental difundir a mensagem de que, nem tudo o que é legal é necessariamente justo e que nem tudo o que é tecnicamente possível, será eticamente correto. Atualmente, existem muitas técnicas e procedimentos, sendo que é preciso discernir os que não põem em causa a Vida e a Dignidade da Pessoa Humana. Venha ouvir o que é a Bioética, considerada a ciência das ciências, e o que ela nos diz sobre, o que posso fazer, o que devo fazer e o que não devo fazer

Este Manual de Bioética está orientado para a população juvenil, mas, na verdade, o seu conteúdo será muito esclarecedor, também, para adultos, em geral, e, em especial, para educadores, pais, professores (especialmente de Ciências Naturais, Biologia, Filosofia, EMRC que leccionam nas suas aulas estes temas e/ou outros com eles relacionados). Também para médicos, enfermeiros, centros de saúde, escolas de enfermagem, etc., se reveste de especial importância e interesse, por ser cientificamente sólido, com uma avaliação ética bem fundamentada, com a legislação portuguesa referente aos temas tratados e que, do ponto de vista gráfico pode dizer-se que é exemplar.

Os promotores desta iniciativa, bem como os seus apresentadores locais, sensibilizam e motivam todas as pessoas interessadas, em especial os jovens, a virem cultivar e fundamentar a sua capacidade crítica, perante assuntos tão delicados e que, na actualidade, pela controvérsia gerada, necessitam de ser bem esclarecidos.
 

Alda Maria Dias





Sem comentários:

Enviar um comentário