Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Comunidade Católica Shalom participa de Fórum Internacional sobre jovens em Ávila

Evento reuniu cerca de 100 participantes de 20 nacionalidades, que desenvolvem trabalhos com a juventude em todo o mundo, especialmente na Europa

  Igreja e Religião


Realizou-se em Ávila, na Espanha, entre os dias 29 a 31 de Janeiro de 2016 o Fórum Juventud e Interioridad promovido pela Universidad de la Mística. O evento formativo reuniu cerca de 100 participantes de 20 nacionalidades, peritos em diversas realidades religiosas, pastorais e educacionais que desenvolvem trabalhos com a juventude em todo o mundo, especialmente na Europa, informa a Assessoria de Imprensa da Comunidade Católica Shalom.

Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, foi uma das conferencistas com o tema “Hilo de Oro: proyecto de educación para la interioridad a la luz de los místicos” (Fio de Ouro: projecto de educação para a interioridade à luz dos místicos). Em nota enviada a Zenit, a Assessoria de Imprensa explica que “o tema destacou em carácter testemunhal a experiência evangelizadora e a formação dos jovens para a vida de oração e de serviço à luz do testemunho dos santos, especialmente Santa Teresa d´Ávila, mística carmelita espanhola, baluarte na espiritualidade Shalom”.

Como ponto de partida na sua conferencia, Emmir Nogueira destacou aspectos do surgimento da Comunidade Shalom para demonstrar que todo trabalho de evangelização e formação entre os jovens realizado pela Instituição desde sua fundação provém sempre de uma experiência com a Pessoa de Jesus e não de estratégias ou voluntarismos pastorais, demonstrando assim que educar para a interioridade dependemos absolutamente do Espírito Santo e bem pouco de técnicas e teorias.

Destacou ainda a influência do magistério teresiano na vida vocacional e evangelizadora da Comunidade Shalom, apresentando o Caminho da Paz (caminho formativo dos membros dos grupos de oração) e o programa Caminho Ordo Amoris (roteiro de auto-conhecimento e cura interior) como 2 dois dos muitos recursos com os quais Deus tem enriquecido a acção evangelizadora e formativa da Comunidade Shalom, especialmente no trabalho com os jovens: “o testemunho da vida dos santos continuam sendo o grande projecto de educação para formar sadia e eficazmente os jovens”, afirmou, finalizando com uma breve exibição de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento no Festival Halleluya, evento que reúne 1 milhão de jovens em 5 noites, onde também canções com poemas dos santos se tornam verdadeiro projeto de vida para muitos.

Emmir Nogueira esteve acompanhada por Meyr Andrade, membro da Assistência de Formação responsável pelos 2 caminhos apresentados como projecto de educação para formação dos jovens. Meyr Andrade iniciou o com Pe. Francisco Javier Sancho Fermín, ocd, director da Univerdade de Mística, a organização da Escola de Líderes em Ávila, evento formativo realizado pela Comunidade Shalom na sua 25º edição no Brasil.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário