Evento reuniu cerca de 100 participantes de 20 nacionalidades, que
desenvolvem trabalhos com a juventude em todo o mundo, especialmente na
Europa
Realizou-se em Ávila, na Espanha, entre os dias 29 a 31 de Janeiro de
2016 o Fórum Juventud e Interioridad promovido pela Universidad de la
Mística. O evento formativo reuniu cerca de 100 participantes de 20
nacionalidades, peritos em diversas realidades religiosas, pastorais e
educacionais que desenvolvem trabalhos com a juventude em todo o mundo,
especialmente na Europa, informa a Assessoria de Imprensa da Comunidade
Católica Shalom.
Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, foi uma
das conferencistas com o tema “Hilo de Oro: proyecto de educación para
la interioridad a la luz de los místicos” (Fio de Ouro: projecto de
educação para a interioridade à luz dos místicos). Em nota enviada a
Zenit, a Assessoria de Imprensa explica que “o tema destacou em carácter
testemunhal a experiência evangelizadora e a formação dos jovens para a
vida de oração e de serviço à luz do testemunho dos santos,
especialmente Santa Teresa d´Ávila, mística carmelita espanhola,
baluarte na espiritualidade Shalom”.
Como ponto de partida na sua conferencia, Emmir Nogueira destacou
aspectos do surgimento da Comunidade Shalom para demonstrar que todo
trabalho de evangelização e formação entre os jovens realizado pela
Instituição desde sua fundação provém sempre de uma experiência com a
Pessoa de Jesus e não de estratégias ou voluntarismos pastorais,
demonstrando assim que educar para a interioridade dependemos
absolutamente do Espírito Santo e bem pouco de técnicas e teorias.
Destacou ainda a influência do magistério teresiano na vida
vocacional e evangelizadora da Comunidade Shalom, apresentando o Caminho
da Paz (caminho formativo dos membros dos grupos de oração) e o
programa Caminho Ordo Amoris (roteiro de auto-conhecimento e cura
interior) como 2 dois dos muitos recursos com os quais Deus tem
enriquecido a acção evangelizadora e formativa da Comunidade Shalom,
especialmente no trabalho com os jovens: “o testemunho da vida dos
santos continuam sendo o grande projecto de educação para formar sadia e
eficazmente os jovens”, afirmou, finalizando com uma breve exibição de
um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento no Festival Halleluya,
evento que reúne 1 milhão de jovens em 5 noites, onde também canções com
poemas dos santos se tornam verdadeiro projeto de vida para muitos.
Emmir Nogueira esteve acompanhada por Meyr Andrade, membro da
Assistência de Formação responsável pelos 2 caminhos apresentados como
projecto de educação para formação dos jovens. Meyr Andrade iniciou o com
Pe. Francisco Javier Sancho Fermín, ocd, director da Univerdade de
Mística, a organização da Escola de Líderes em Ávila, evento formativo
realizado pela Comunidade Shalom na sua 25º edição no Brasil.
in


Sem comentários:
Enviar um comentário