Páginas

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Papa abre a Conferência Pastoral Diocesana na segunda-feira, 16 de junho

Após o lançamento, na Sala Paulo VI, a conferência continua em Latrão e encerra dia 15 de Setembro com as orientações pastorais apresentadas pelo Cardeal Vallini


Roma, 10 de Junho de 2014 (Zenit.org)


O conteúdo da catequese, o sentido do Crisma hoje, o diálogo com as famílias, a relação com a escola e com outros âmbito da vida, o compromisso com os pobres: estes são apenas alguns dos temas dos treze laboratórios de estudo que irão animar o próximo Congresso Diocesano Pastoral intitulado "Um povo que gera filhos. Comunidade e família nas grandes etapas da iniciação cristã ".

O evento primordial na vida da Igreja de Roma, que conclui o ano pastoral e abre novos horizontes, que acontecerá na próxima segunda-feira (16) às 19, será aberto pelo Papa Francisco na Sala Paulo VI, no Vaticano. Fiéis da diocese de Roma (actualmente 11 mil inscrições foram recebidas no Vicariato) estarão presentes.

Antes do discurso do Santo Padre, a reunião será aberta com o discurso do Cardeal Vigário Agostino Vallini, seguido pela oração do Padre Giampiero Palmieri, pároco de São Frumentius, que, como antecipou o director do Escritório Diocesano para Catequese, monsenhor Andrea Lonardo, "apresentará luzes e sombras da situação actual da catequese em Roma”, junto com dois paroquianos.

Terça-feira (17), no edifício do Vicariato, no Seminário Romano Maior e na Universidade Lateranense, acontecerão os treze laboratórios de estudos envolvendo sacerdotes, religiosos e leigos. A Conferência Pastoral Diocesana termina dia 15 de Setembro, com a apresentação das orientações pastorais pelo Cardeal Vigário Agostino Vallini em duas etapas: de manhã, a sessão está marcada para os párocos e outros sacerdotes; à tarde para os catequistas.

Ponto central do evento será a reflexão sobre a Eucaristia e a Confirmação na iniciação cristã, que pretende prosseguir o caminho adoptado nos últimos anos com o aprofundamento do baptismo e ministério pós-baptismal. Já começou a preparação nas paróquias graças ao documento enviado pelo Vicariato, que contém os objectivos, método, conteúdo e outras directrizes. "Tudo – afirma o cardeal Vallini na carta enviada aos párocos da diocese - foi pensado tendo como pano de fundo a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Santo Padre".

O vigário da diocese de Roma, Dom Filippo Iannone, acrescenta: "Vamos colocar a atenção na relação entre as famílias e a comunidade, no acompanhar os adolescentes e jovens no caminho da educação cristã: a comunidade apoia a família, essa contribuição é fundamental para o crescimento da comunidade, o que não é nada se não uma família de famílias". Daí a reflexão sobre o tema escolhido para o novo ano pastoral "que - diz monsenhor Iannone - é uma continuação do trabalho feito até agora, cuja centralidade é a catequese baptismal e pós-baptismal, em linha com o plano da CEI, sobre " Educar para a boa vida do Evangelho".

A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium será 'o fio condutor’ dos laboratórios de estudo: "Para cada um - explica monsenhor Andrea - haverá um responsável e um especialista". Vários temas sobre a iniciação cristã: da família à escola, de ambientes reais à virtuais, do conteúdo à experiência que a catequese deve propor.

"O caminho da iniciação cristã começa com o baptismo, que é uma etapa fundamental - reflecte o director - mas, depois, o jovem precisa entender melhor a fé e ter uma experiência na comunidade, através das outras etapas de preparação para a Comunhão e a Confirmação. Dos laboratórios esperamos ouvir boas experiências e aprender uns com os outros".

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário