Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

O que disse gosta... O que faz surpreende... E isto é o que pensa o Papa num livro revelador

Já à venda em Espanha

Actualizado 21 de Março de 2013

ReL

Que opina o Papa Francisco sobre o sofrimento, a pobreza ou a escravidão? Como reza e que pede a Deus? Que é a fé para o Pontífice? Qual é a Nova Evangelização de que constantemente fala nas suas homilias? Que escreveu o sucessor de são Pedro sobre a esperança e a misericórdia de Deus? Que conselhos oferece aos jovens para que aprendam a sonhar? Todas estas questões e muitas mais se respondem neste livro da mão das reflexões e escritos do próprio Pontífice.

 
Papa Francisco (LibrosLibres), que já está à venda em Espanha, é um livro revelador, quase definitivo, para poder compreender os seus pensamentos e inquietudes mais profundas.


A sua avó marcou a sua fé católica
O novo Papa conta como “a minha avó paterna, Rosa, ensinou-me a rezar. Contava-me histórias de santos; marcou-me muito na fé".

Aficionado no futebol e pouco amigo dos árbitros
Entre as recordações futebolísticas que se lhe gravaram na memória na juventude destaca a brilhante campanha que realizou a equipa dos seus amores, o San Lorenzo de Almagro, em 1946. “Aquele golo de Pontoni que quase merecia um prémio Nobel. Eram outros tempos. O máximo que se dizia ao árbitro era sem vergonha, vendido… Ou seja, nada em comparação com os epítetos de agora”.

A melhor forma de conhecer o novo Papa.

O tango sai-lhe da alma
Diz de os tangos que “é algo que me sai de dentro… e creio conhecer bastante as suas duas etapas”. Destaca da primeira a orquestra de D’Arienzo e como cantores Carlos Gardel, Julio Sosa e Azucena Maizani.

Beethoven...
Beethoven é o seu compositor preferido e entre as suas obras “a que mais admiro está a abertura Leonera número três na versão de Furtwängler".

A chamada de Deus para ser sacerdote
Tinha 17 anos e conta como foi a chamada de Deus para que acolhesse a vocação do sacerdócio: “Ia com os meus companheiros a um grande parque para celebrar como é costume um piquenique e passar o dia cantando e bailando (celebrava o Dia da Primavera), passámos diante da igreja de São José de Flores, a minha paróquia e senti a necessidade de entrar nela. Vi aproximar-se um sacerdote que não conhecia e que ia para um confessionário. Arrastado por uma força que não sei explicar aproximei-me dele e confessei-me. Quando terminámos perguntei-lhe quem e de onde era. Disse-me que correntino; estava enfermo de cancro; morreu no ano seguinte. Deus se me antecipou, estava esperando-me naquele confessionário. Quando me levantei soube que ia ser sacerdote”.

Médico de almas
Terminada a sua carreira secundária na escola profissional, começou a trabalhar num laboratório. Os seus pais desejavam que fosse médico. “Eu respondi-lhes que sim, que seria médico de almas. A minha mãe chorou; o meu pai alegrou-se”.

 
Com 36 anos é escolhido Provincial dos jesuítas na Argentina
Em 31 de Julho de 1973 foi escolhido Provincial da Companhia de Jesus na Argentina, quer dizer que com só 36 anos ficou encarregado de 15 casas, 106 sacerdotes, 32 irmãos e 20 estudantes. Desempenhou esse cargo durante seis anos. Foram anos tormentosos para a Argentina, para a Igreja, para a Companhia e para ele como sua autoridade máxima no país.

Mas, quem é o Papa Francisco?
Ele disse que é “casalingo”, uma palavra italiana que significa caseiro e que ama Buenos Aires. Dorme cinco horas. “Deito-me cedo e desperto sem despertador às quatro da manhã. Isso sim, durmo 40 minutos de sesta”. Ao levantar-se reza durante três horas antes de receber as primeiras visitas.

Ao ser nomeado Arcebispo de Buenos Aires recusou viver na residência arcebispal de Olivos, próximo do palácio presidencial de Casa Rosada, e em vez disso preparou um pequeno apartamento próximo dos escritórios da cúria. Ele cozinha a sua comida e lava a sua roupa. Tem o costume de não aceitar os convites para almoçar em restaurantes da cidade.

Fala cinco idiomas
Fala o italiano, a língua dos seus pais, o francês e o alemão. “O que mais me custou foi o inglês, é sobretudo a fonética, porque tenho mau ouvido. E, por suposto, entendo o piemontês, o som da minha infância”.

Textos iluminadores
No livro Papa Francisco (LibrosLibres) mostra-se o pensamento do novo Pontífice... As perguntas comuns de qualquer cristão encontram uma resposta simples e directa, desde o mais espiritual (o seu recordatório de que Deus sai à nossa procura, a importância da Eucaristia diária os conselhos de unção e humildade aos seus sacerdotes) ao mais implicado na actualidade.

A "cultura do descarte"

Com efeito, o novo Papa é conhecido pelas suas posições contra a pobreza e contra a que denomina «cultura do descarte», tanto de crianças e anciãos como de pessoas que aparentemente não tiveram «êxito» na vida. Para superá-la propõe uma «cultura do vínculo» que descansa sobre a solidariedade social.

Com este livro saberemos além disso a forma em que se comunica com os seus sacerdotes ou o seu gosto pelo cinema, assim como factos pouco conhecidos da sua biografia.

FICHA TÉCNICA
Título: Papa Francisco Ocio Hispano
Autor: Armando
Editorial: LibrosLibres
Páginas: 232 páginas
Preço: 18 euros


in


Sem comentários:

Enviar um comentário