Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Leitura para a vivência do Jubileu 2025

Bom dia!

Aceita uma proposta de leitura para o Jubileu 2025? O bispo emérito de Santarém escreveu um livro com oito catequeses para vivência do Ano Santo. D. Manuel Pelino considera que “um jubileu não pode ser apenas um conjunto de eventos para ganhar as indulgências, mas um momento de renovação da Igreja”. «Igreja, Testemunho da Esperança – oito catequeses para viver o jubileu» é o título da obra, onde o autor faz reflexões sobre Advento, Natal, Epifania, Quaresma, Páscoa, Pentecostes, Tempo Comum e Nossa Senhora.

Pelo Vaticano, ontem o Papa reafirmou na última audiência pública de 2024 que “a guerra é sempre uma derrota” e lembrou a Palestina e Israel e “todos aqueles que sofrem”, como a Ucrânia e o Mianmar. Francisco manifestou também “preocupação por todos os habitantes do Arquipélago de Mayotte”, o território ultramarino francês no Oceano Índico que foi “devastado” pelo ciclone Chido, este sábado e domingo, e que atingiu também Moçambique.

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Aos primeiros minutos do dia de hoje, o Programa Ecclesia na Antena 1 apresentou uma conversa entre a jornalista Lígia Silveira e o jornalista e cronista João Miguel Tavares. “A Igreja tem grandes problemas de relações públicas, mas Jesus permanece intocável, até para os ateus” é uma das afirmações do entrevistado, para acompanhar no podcast “Alarga a tua tenda”.

O Natal está mesmo aí à porta e os bispos portugueses já divulgam as mensagens dedicadas a esta quadra. O bispo de Santarém lembra que na “origem do Natal está um encontro entre pessoas, entre Deus e a humanidade”; o bispo do Algarve convida todas as pessoas a oferecer “um gesto de amizade, um olhar fraterno, uma escuta sincera, um serviço gratuito”; o bispo de Viseu afirma que “contemplar o presépio “é o grande sinal de esperança”, face ao cenário mundial marcado por guerras e violência.

Hoje convido-o a assistir ao programa Ecclesia, pouco depois das 15h, na RTP2.

Desejo-lhe uma ótima quinta-feira!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário