Páginas

domingo, 29 de dezembro de 2024

Ano Santo da Esperança

Bom dia!

Foto: Vatican Media

É HOJE! Após o Papa Francisco abrir a Porta Santa do Jubileu 2025, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a 24 de dezembro, é a vez das catedrais de todo o mundo iniciarem o Ano Santo da Esperança. O Papa determinou que, no dia 29 de dezembro de 2024, os bispos diocesanos celebrem a Missa como abertura solene do ano jubilar, segundo o ritual preparado para esta celebração. Em Portugal, as dioceses convidam hoje os fiéis para a abertura do Jubileu 2025 nestes territórios. Aqui pode ler onde e em que horário se realiza este momento na sua diocese.

Ontem, o Papa deixou uma mensagem aos ouvintes da estação britânica BBC, convidando à “gentileza e esperança”, temas que “tocam o coração do Evangelho” e “indicam o caminho” para guiar o comportamento de cada pessoa. Francisco abordou o Jubileu iniciado na noite de Natal como sinal para mundo em guerra.

De manhãzinha, pelas 6h00, na Antena 1 da rádio pública, o jornalista Octávio Carmo recebeu Rita Sacramento Monteiro, da fundação “Economia de Francisco”, para falar sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz, que se celebra no dia 1 de janeiro, que tem como tema “Perdoa-nos as nossas ofensas: concede-nos a tua paz”. O perdão da dívida aos países mais pobres foi um dos temas abordados.

A última entrevista Ecclesia/Renascença de 2024, que fica disponível hoje em agencia.ecclesia.pt, é dedicada ao guia para a celebração do Jubileu 2025, lançado pela equipa de apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral do Porto. Ana Isabel Martins, que integra esta organismo, apresenta o glossário.

A última emissão do Programa ‘70X7’ deste ano, que vai para o ar hoje, pelas 17h31, na RTP2, destaca cinco acontecimentos que marcaram a Igreja Católica e a sociedade, em Portugal e no mundo, em 2024, - a guerra, o Sínodo dos Bispos, os incêndios, os 50 anos do 25 de Abril e a visita ‘Ad Limina’ dos bispos portugueses -, através da análise e comentário de cinco entrevistados. Convido-o a não perder!

Desejo-lhe um ótimo domingo!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário