Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

88 anos

O Papa Francisco celebra hoje 88 anos e é inevitável olhar para 11 anos do seu pontificado.

“Há uma passagem de testemunho que é paulatina e que não depende só do fumo branco que vem a haver daqui a X ou Y anos, depende de todos estes processos que se abriram, de todas estas perspetivas que foi possível criar, e que o jubileu vai consagrar, num clima de festa”, frisou Octávio Carmo, vaticanista da Agência ECCLESIA.

O Papa que desde o seu documento programático ‘A Alegria do Evangelho’, deixou “muito claro que mais importante do que estar a avaliar resultados concretos no imediato era abrir processos”, convocou a esperança para a celebração do próximo Jubileu, que decorre durante todo o ao de 2025.

Inês Espada Vieira, presidente do Centro de Reflexão Cristã, indica a abertura de caminhos do Papa, “sempre na linha do Vaticano II” e o interpelar os cristãos sobre temas “que não são marginais à Igreja”.

Uma análise emitida no programa Ecclesia, esta segunda-feira, antecipando o aniversário o aniversário de Francisco, que o convido a ver.

O ciclone tropical Chido atingiu Moçambique na madrugada de domingo, provocando a morte a pelo menos três pessoas e causando a destruição de casas, infraestruturas, capelas e postes de eletricidade, deixando população sem água e energia em alguns distritos.

O bispo da Diocese Pemba, no norte de Moçambique, disse que ciclone Chido deixou “um enorme rasto de destruição”, fala num cenário “assustador” e pede a ajuda da comunidade internacional para com o povo de Cabo Delgado.

Deixo-lhe ainda o convite para ler a mensagem de Natal da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos que convida a descobrir o presépio “todos os lugares, desde as fábricas aos escritórios, passando por hospitais, escolas, tribunais, estabelecimentos prisionais e até na casa de ateus!”

No portal de informação da Agência ECCLESIA encontra mais noticias para ler, ver e ouvir!

Desejo-lhe um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário