Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2024

«É o caos instalado», em Moçambique

Bom dia, paz e bem!!

“Há muita pilhagem, há muita morte à solta, é o caos instalado. O povo está desesperado, o país não está desenvolvido, os senhores do sistema enriqueceram de uma forma absolutamente inadmissível” - Padre Tony Neves

O missionário português, conselheiro geral da Congregação Espírito Santo, esteve duas semanas e meia em Moçambique, uma visita que terminou esta sexta-feira.

Neste país lusófono, acrescenta o padre Tony Neves, a população “perdeu o medo, saiu à rua e enfrentou aquilo que consideram ser mais umas eleições completamente fraudulentas”.

“No atual contexto de violência que afeta tantos dos nossos irmãos e irmãs, a nossa família humana precisa de exemplos de solidariedade cheios de esperança” – Papa Francisco

2024 está quase a terminar, e, como no final de cada ano, estes últimos dias são a oportunidade para análises, comentários e balanços. O que destaca do ano do Papa Francisco?

“A abertura do Jubileu da Esperança, a segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo e várias visitas inéditas, incluindo a maior viagem internacional do atual pontificado, são marcas do ano do Papa, em que repetiu apelos à paz no Médio Oriente e na Ucrânia.” Pode continuar a ler aqui.

As dioceses católicas de Portugal vão começar a celebrar o Jubileu 2025. A abertura solene do ano jubilar é este domingo, dia 29 de dezembro, nas catedrais de norte a sul do país e ilhas. Se ainda não sabe horas, nem o local de encontro na sua diocese, esta notícia (em atualização), pode ajudar.

Sobre o Ano Santo 2025 destaco as duas preguiças da Paróquia de Oliveira do Douro (Cinfães), na Diocese de Lamego, que estão a percorrer as casas dos paroquianos: As mascotes ‘Esperança’ e ‘Jubileu’.

Este sábado, Festa dos Santos Inocentes mártires, o Programa ECCLESIA na rádio Antena 1, da emissora pública, terminou há instantes e fez-se com jornalistas da Agência Ecclesia que elegeram reportagens e temas abordados no ano de 2024. Já pode ler a notícia e descobrir quais foram os trabalhos selecionados, enquanto o programa não fica disponível online.

Amanhã, domingo, Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, regressamos à Antena 1 (06h00), com um comentário à mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2025, e à Rádio Renascença, esta entrevista conjunta é publicada pelas 09h30, uma conversa com a equipa de apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral no Porto. E regressamos também à RTP2, o Programa ‘70*7’ apresenta um balanço de 2024: Cinco temas, cinco comentadores, com cinco jornalistas, às 17h31.

A atualidade informativa vai estar disponível, ao longo destes dois dias, em www.agencia.ecclesia.pt.

Votos de um bom fim de semana.
Cumprimentos, Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário