Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Acredita no Pai Natal? A Igreja celebra o bispo que inspirou esta figura

Bom dia, paz e bem!!

A Igreja Católica celebra hoje, dia 6 de dezembro, a memória facultativa de São Nicolau, o bispo que inspirou a figura do Pai Natal.

São Nicolau, bispo dos séculos III-IV, ficou conhecido pela sua generosidade e é, na atualidade, alvo de devoção de católicos e ortodoxos; ficou associado a muitos milagres e a atenção aos mais pobres, às crianças, pela caridade.

Foi um defensor da doutrina católica contra as heresias, e foi preso pelas autoridades romanas, nas perseguições aos cristãos. É o patrono das crianças, dos marinheiros, dos estudantes e dos arqueiros.

Nicolau, que viria a inspirar a figura do Pai Natal, foi bispo de Myra, hoje Demre, cidade da Turquia, e terá também morrido no território deste país, neste dia 6 de dezembro, a data da sua memória litúrgica.

Em 1089, os seus restos mortais foram transladados para Bari, na Itália, que se tornou um local de diálogo ecuménico.

Esta quinta-feira, foi o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social, na versão resumida o Dia Internacional dos Voluntários.

O Grupo de Emergências e Catástrofes (GEC) da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda recebeu o Troféu Português do Voluntariado 2024, na categoria de “Inovação”, atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado. Este evento realizou-se em Cascais, a primeira capital portuguesa do voluntariado da CPV.

“Este prémio para nós é primeiro um sinal de orgulho, e até de alguma vaidade, mas, acima de tudo, serve precisamente para um reconhecimento destes cinco anos de trabalho, de forma consistente, sólida, de bastante crescimento”, disse o coordenador do GEC, Hélder Pires, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Como foi divulgado na newsletter matinal de ontem, tivemos o regresso de D. Manuel Clemente ao Programa Ecclesia como comentador residente, agora sobre a História da celebração do Jubileu na Igreja Católica.

O patriarca emérito de Lisboa, especialista em História da Igreja, disse que a celebração dos Jubileus, convocados pelos Papas desde 1300, nasceu por iniciativa “popular”.

“O jubileu não aparece como uma decisão, um plano arquitetado em Roma, concretamente pelo Papa da altura e pelos seus colaboradores. Não, vai ser uma surpresa; É muito interessante, porque a iniciativa é do povo, popular, a que depois a hierarquia correspondeu. É muito curioso isso.”

Não perca o segundo programa desta série, na próxima quinta-feira, D. Manuel Clemente já adiantou o tema: ‘A surpresa de Bonifácio VIII’.

www.agencia.ecclesia.pt, é o endereço onde pode encontrar notícias e entrevistas, encontros e eventos diversos, da Igreja Católica, em Portugal no Vaticano e no mundo, como a apresentação da Encíclica «Dilexit Nos», do Papa Francisco, pelas 21h00 desta sexta-feira, no Convento franciscano do Varatojo, em Torres Vedras.

O Programa ECCLESIA, na RTP2, começa depois das 15h03. A não perder, comece também já a preparar a Solenidade da Imaculada Conceição (08 de dezembro).

Votos de uma boa sexta-feira, também na nossa companhia, e de São Nicolau.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário