Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2024

Humildade, falar bem e não falar mal

Este é o conselho do Papa Francisco para quem trabalha na Cúria Romana: cultivar a “humildade” e que neste caminho, se possa “analisar primeiro a consciência” antes de “dizer mal”.

“O trabalho de escritório aqui na Cúria é muitas vezes árido e, a longo prazo, seca, se não nos recarregarmos com experiências pastorais, com momentos de encontro, de relações de amizade, de gratuidade. Se o nosso coração está mergulhado nesta bênção original, então somos capazes de abençoar toda a gente, mesmo aqueles de quem não gostamos – é uma realidade; abençoar mesmo os que não gostamos -, mesmo aqueles que nos trataram mal”, pediu na audiência à Cúria por ocasião da apresentação das felicitações de Natal.

Na audiência o Papa deixou ainda um sublinhado: “En passant, gostaria de referir uma coisa. Já falei algumas vezes do chat. É um mal que destrói a vida social, adoece o coração das pessoas e não leva a nada. O povo diz muito bem: “A conversa não é nada”. Tenham cuidado com isto”.

Francisco recebeu ainda jovens da ação católica a quem pediu para “cultivarem o espanto” e para se aproximarem das crianças e dos jovens que mais necessitados.

“Não vos esqueçais dos necessitados! E quando encontrares crianças necessitadas, pessoas necessitadas, olha-as nos olhos e toca-lhes na mão enquanto dás a esmola, perto delas, com aquela proximidade que só o amor dá. Não vos esqueçais das crianças necessitadas, ide à sua procura! E deem o vosso amor, a vossa companhia, e ajudem-nas”, pediu na audiência esta sexta-feira, cujo discurso foi publicado pela Sala de imprensa da Santa Sé.

Da atualidade nacional, deixo-lhe palavras do bispo de Coimbra para que este tempo de Natal seja vivido a partir do convite forte - «Não temais».

O Administrador Apostólico das Forças Armadas e de Segurança foi agraciado com a medalha Militar da Cruz Naval de 1.ª Classe pelo Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, pelos “serviços relevantes prestados” à Marinha portuguesa.

Convido-o ainda a procurar a reportagem feita pelo jornalista Henrique matos e o repórter de imagem João Gralha - «Quando o corpo é o presépio» é o tema do programa 70x7 deste domingo.

Desejo-lhe um excelente domingo e um Natal cheio de esperança!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário