Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Turismo religioso é para todos

O diretor da Pastoral do Turismo Portugal, da Igreja Católica, afirmou, no Dia dos Monumentos e Sítios - assinalado ontem - que o turismo religioso “é para todos”, crentes ou não, e anunciou umas jornadas deste setor para o ano de 2025.

“É difícil distinguir onde vai a nossa identidade e onde vai a nossa fé naquilo que são, por exemplo, as manifestações, as procissões, numa Semana Santa que acabamos de celebrar. É difícil”, disse o padre Miguel Neto, esta quinta-feira, em entrevista à Agência ECCLESIA.

“Sabemos que o turismo religioso atrai pessoas que necessariamente não vão às celebrações. Por exemplo, as procissões do Enterro do Senhor têm muito mais gente do que as celebrações da Paixão do Senhor dentro da Igreja. Obviamente, sabemos disso… Mas, nós vamo-nos insurgir? Não!”, desenvolveu o sacerdote, identificando “um cristianismo cultural”.

Monsenhor Dario Viganò, vice-chanceler da Academia Pontifícia das Ciências e das Ciências Sociais, disse hoje em Fátima que os media se compreendem hoje a partir da categoria da “presença”.

O antigo diretor do Centro Televisivo do Vaticano (CTV) falou dos media como “laboratório e mercado da presença”, na conferência inaugural das Jornadas de Comunicação, promovidas pelo Santuário na Cova da Iria.

“É possível descobrir o valor da comunicação interpessoal, mais baseada na escuta do que na manifestação de si próprio”, precisou.

O padre Carlos Cabecinhas afirmou que existe uma “conaturalidade” entre Fátima, a sua mensagem e os media, que motivam a “oferta de reflexão” nas jornadas de comunicação, que decorrem durante o dia de hoje.

“As jornadas surgem precisamente como uma oferta de reflexão, como espaço de reflexão sobre Fátima, mas procurando alargar também o horizonte para a questão mais genérica da importância da comunicação e os desafios que a comunicação oferece hoje em dia”, referiu o padre Carlos Cabecinhas.

Se não chegou a acompanhar, sugiro-lhe a escuta com José António Santos, que recorda o seu crescimento a par das mudanças que sonhou e acompanhou em Portugal na transição democrática.

Mas há mais para ler, ver e ouvir em agencia.ecclesia.pt

Tenha um excelente dia!

E hoje, envie um email ao Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia, que celebra mais um ano de vida! smiley

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário