Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Bispos vão criar um fundo para “compensações financeiras” para as vítimas de abusos sexuais em Portugal

Bom dia, paz e bem!!

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a criação de um fundo para a atribuição de “compensações financeiras” para as vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica, aprovado na 209ª Assembleia Plenária do episcopado.

“Em comunhão com o sofrimento das vítimas, os bispos portugueses reafirmam o total compromisso de tudo fazer para a sua reparação e manifestam o desejo de que este processo de acolhimento, acompanhamento e prevenção seja um contributo para a atuação da sociedade em geral neste tema.”

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) alertou para as desigualdades na sociedade e pediram mais apoio para os migrantes no país, o comunicado final da reunião plenária.

A 209.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), de 8 a 11 de abril, decorreu em Fátima.

Nas vésperas da comemoração dos 50 anos do “25 de Abril”, os bispos católicos de Portugal aprovaram também uma nota pastoral dedicada à ‘Revolução dos Cravos’, de memória e com olhar para o presente e o futuro do país.

“Retomemos as intenções dos autores do “25 de Abril”, no sentido da democratização do país, do fim da guerra e do desenvolvimento geral. Intenções que nos continuam a reclamar nos dias de hoje.”

A Assembleia Plenária da CEP aprovou também a nota pastoral “Sem a Eucaristia não podemos viver” por ocasião do 5.º Congresso Eucarístico Nacional. Já faltam menos de 50 dias para o CEN, em Braga, de 31 de maio a 2 de junho.

“Toda a Igreja que peregrina em Portugal está convocada para este grande acontecimento eclesial que pretende reconhecer mais profundamente o mistério da Eucaristia e prestar-lhe um culto público nos laços da caridade evangelizadora.”

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, lamentou também a votação favorável à inclusão do direito ao aborto, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, pelo Parlamento Europeu.

No Vaticano, o Papa criticou o alargamento do que denomina como “cultura do descarte”, que empurra as pessoas mais frágeis para uma “cultura da morte”, na audiência aos participantes da Assembleia Plenária da Academia Pontifícia das Ciências Sociais (Santa Sé); E no encontro com os participantes da plenária da Comissão Bíblica Pontifícia, que tem como tema ‘A doença e o sofrimento na Bíblia’, Francisco apelou ao respeito pelos doentes, criticando uma sociedade que procura a “eficácia a todo o custo”.

Votos de uma boa sexta-feira, www.agencia.ecclesia.pt é o sítio para encontrar a atualidade religiosa e social da Igreja, em Portugal e no mundo; no Programa Ecclesia, pelas 15h02 na RTP2, estão em destaque o congresso eucarístico e o comentário à liturgia dominical, com o padre Joaquim Ganhão, de Santarém, delegado diocesano para o V CEN.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário