Páginas

domingo, 21 de abril de 2024

Razões, esperança, sonho para «os próximos 50 anos de democracia em Portugal»

«Juntos, construímos os próximos 50 anos de Democracia e Liberdade». Hoje, domingo, é o primeiro dia da semana que nos leva até aos primeiros 50 anos do 25 de abril de 1974.

“Apesar dos desafios da nossa época, 50 anos volvidos sobre o 25 de Abril, há razões para termos esperança e para sonharmos os próximos 50 anos de democracia em Portugal” - Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP)

Este organismo laical da Igreja Católica em Portugal alertou, numa nota, para a persistência de “fenómenos de ausência de liberdade”, como o aumento da intolerância.

“A sociedade portuguesa viveu grandes transformações positivas nos últimos 50 anos. Que este aniversário de abril nos reanime e comprometa na construção diária da liberdade que assenta na fraternidade, na justiça e na paz.”

Como literatura para estes dias de comemoração, celebração e festa, eu aconselho o novo livro ‘25 de Abril: permanências, ruturas e recomposições’. Tem coordenação científica do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), edição da ECCLESIA e foi publicado no âmbito das comemorações dos 50 anos da democracia em Portugal.

“Aquilo a que eu chamaria diplomacia cultural é muito, muito atual e cada vez mais necessária, hoje em dia, no contexto do perigoso conflito mundial aos bocados que está em curso, perante o qual não podemos ficar de braços cruzados” - Papa Francisco, pelo 70.º aniversário do Comité Pontifício para as Ciências Históricas (Santa Sé).

Hoje, 21 de abril, celebramos o Dia Mundial das Vocações, no IV Domingo do tempo litúrgico da Páscoa, o “Domingo do Bom Pastor”.

“Se a questão das vocações estiver na ordem do dia, nenhum de nós se sentirá excluído em ser semeador de esperança e construtor de paz, no ambiente em que habita e no estado devida em que se encontra” – D. Vitorino Soares, presidente Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios da CEP.

A Igreja Católica em Portugal está a viver esta Semana de Oração pelas Vocações 2024 com o tema ‘Para quem sou eu?’, da Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’ (nº 286), do Papa Francisco.

“A polifonia dos carismas e das vocações, que a Comunidade Cristã reconhece e acompanha, ajuda-nos a compreender plenamente a nossa identidade de cristãos; Não somos ilhas fechadas em si mesmas, mas partes do todo” - Papa Francisco, mensagem ‘Chamados a semear a esperança e a construir a paz’.

Na Diocese de Angra, o Serviço Diocesano da Pastoral Social realizou um encontro regional com o tema ‘Quem é o meu próximo?’

“É em rede que temos de trabalhar, com técnicos e instituições que estão no terreno, mas se não houver voluntários cristãos que se associem às redes existentes, o irmão continuará a sofrer e sem respostas que lhe devolvam a dignidade da sua condição humana” - D. Armando Esteves Domingues, bispo de Angra

Na Diocese de Leiria-Fátima, o Departamento da Pastoral Social dinamizou uma formação sobre “literacia financeira”, com o objetivo de capacitar agentes sociais para o acompanhamento de populações vulneráveis. Este encontro fez parte das reportagens da Agência ECCLESIA este fim de semana. Pode ler aqui.

É domingo: Em cada domingo temos Programa Ecclesia, na rádio Antena 1, pelas 06h00, temos o ‘70*7’, na RTP2, neste dia 21 de abril, pelas 17h30; e também temos entrevista conjunta Ecclesia/Renascença: O tema comum é 25 de abril. E, depois, também passa tudo pelo endereço da liberdade www.agencia.ecclesia.pt.

Votos de um bom domingo e de uma boa semana.
Cumprimentos, Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário