Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2024

Democracia/Portugal: «A Igreja e os católicos são uma peça importante» - Maria Inácia Rezola

Bom dia, paz e bem!!

Faltam menos de 10 dias para os 50 anos do 25 de abril de 1974.

“A Igreja e os católicos são uma peça importante na preparação e depois na construção da democracia” - Maria Inácia Rezola, comissária da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.

O livro ‘25 de Abril: permanências, ruturas e recomposições’ foi apresentado na Universidade Católica, esta segunda-feira, em Lisboa. Tem coordenação científica do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR/UCP) e edição da Agência Ecclesia.

O cardeal D. Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa, sublinhou a importância de lideranças católicas para normalização da vida democrática no pós-25 de Abril.

“Não vai haver partido católico, vai haver católicos nos partidos”, observou, na apresentação da obra publicada no âmbito das comemorações dos 50 anos da democracia em Portugal.

O novo livro desenvolve-se em quatro temáticas fundamentais - guerra; descolonização; democracia; desenvolvimento – e, amanhã, quarta-feira, dia 17 de abril, é apresentado no Porto, pelas 16h00, na Torre dos Clérigos.

Esta segunda-feira comemorou-se o Dia Mundial da Arte (15 de abril), e na quinta-feira vai ser o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024. O Programa ECCLESIA, na RTP2, recebeu a diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica em Portugal.

Fátima Eusébio destacou a importância de “utilizar o património como anúncio”: “Numa igreja nada existe para enfeitar, tudo o que lá está é porque fala de Deus, aproxima os crentes de Deus e Deus dos crentes”.

A atualidade religiosa, e não só, está no site da Agência ECCLESIA – em www.agencia.ecclesia.pt, não percam também o programa na RTP2, pelas 15h00, a entrevista é sobre o ‘Missão Agora’, do Patriarcado de Lisboa, com o padre Bernardo Trocado.

Ainda no contexto da ‘Revolução dos Cravos’ destaco duas iniciativas: O Centro de Reflexão Cristã promove a conferência-celebração ‘A Cantiga está na rua’, com o compositor Alfredo Teixeira. É online, às 18h30; O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, vai dialogar, sobre ‘O 25 de Abril, hoje. Património ou desafio?’, com o deputado Rui Tavares, do Livre, às 21h30, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha. É presencial mas tem transmissão online.

Uma boa terça-feira, também na nossa companhia.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário