Páginas

domingo, 7 de abril de 2024

Cardeal Tolentino em Braga

Bom domingo!

É o Domingo da Divina Misericórdia, oito dias após a Páscoa. Foi o Papa João Paulo II que o instituiu, quando canonizou a Irmã Faustina Kowalska, religiosa polaca, apóstola da misericórdia:

“...neste segundo Domingo de Páscoa, que de agora em diante na Igreja inteira tomará o nome de "Domingo da Divina Misericórdia".

São palavras desse dia 30 de abril do ano 2000, na homilia do Papa, onde aponta para o objetivo desta evocação:

"Não é a misericórdia o ‘segundo nome’ do amor, cultuado no seu aspeto mais profundo e terno, na sua atitude de cuidar de toda a necessidade, sobretudo na sua imensa capacidade de perdão?"

Das notícias deste sábado, destaque para uma nomeação do Papa: o cardeal Tolentino Mendonça vai ser o enviado especial de Francisco ao Congresso Eucarístico Nacional, que decorre em Braga, entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

“A Conferência Episcopal Portuguesa recebeu com imensa alegria esta nomeação para tão relevante acontecimento na vida da Igreja em Portugal, que vai decorrer em Braga de 31 de maio a 2 de junho de 2024” (Nota da CEP)

Agora, duas notas para conteúdos que assinalam cada fim de semana e que pode rever no portal da Agência ECCLESIA:

- O ritmo sinodal, em cada Diocese, no programa que é emitido na Antena 1, em cada sábado, desta vez para dar conta do que está a acontecer na Diocese de Setúbal;

- Os acontecimentos do 25 de Abril, a partir da publicação que o Centro de Estudos de História Religiosa e a Ecclesia apresentam no dia 15 de abril, às 18h30, na UCP. O historiador Pedro Silva Rei fala no programa Ecclesia, na Antena 1, este domingo, dos vários protagonistas e espaços de intervenção que, na transição para a democracia, devem ser estudados.

Este domingo, o programa 70x7 evoca a Ceia Pascal. Os chefes Luís Lavrador, pai e filho, foram às páginas da Bíblia para propor alimentos da tradição judaica e cristã, na celebração da Páscoa.

Votos de um ótimo domingo!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário