Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Aborto e Carta dos Direitos Fundamentais da UE

Bom dia!

Foi num comunicado que a Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) rejeitou ontem a proposta de inclusão do direito ao abordo na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

“O aborto nunca poderá ser um direito fundamental. O direito à vida é o pilar fundamental de todos os outros direitos humanos, especialmente o direito à vida dos mais vulneráveis, frágeis e indefesos, como o nascituro no ventre da mãe, o migrante, o idoso, a pessoa com deficiência e o doente”, referiram os bispos católicos.

Em causa está a proposta de resolução (2024/2655), que visa a “inclusão o direito ao aborto na Carta dos Direitos Fundamentais da UE”, e que vai ser votada esta quinta-feira, em Bruxelas, pelo Parlamento Europeu.

Após a inclusão do direito ao aborto na Constituição francesa, o debate sobre a sua introdução entre os direitos fundamentais da UE foi reaberto.

Em território nacional, o bispo de Setúbal escreveu uma nota sobre os mariscadores ilegais no Tejo, na sequência de uma morte e um desaparecimento na diocese.

“Sinto-me envergonhado e impotente todas as vezes que passo a Ponte Vasco da Gama e os vejo ao longe, ali estão a mariscar… Perdoem-me meus irmãos, não sei como vos ajudar…”, lamentou.

Na mensagem, D. Américo Aguiar critica a indiferença com que se olham os mariscadores e a situação em que se encontram.

“É ilegal, mas todos baixamos a guarda e os olhos… É exploração, mas porventura usufruímos e baixamos os olhos…É o modo de subsistência de muitas famílias, de mulheres, homens e crianças, irmãs e irmãos nossos…”, referiu.

Por Fátima, os bispos portugueses continuam reunidos em Assembleia Plenária, que termina na quinta-feira com uma conferência de imprensa. As reparações financeiras para vítimas de abusos sexuais vão estar em análise.

Para hoje, deixo a sugestão de acompanhar mais um Programa ECCLESIA, que chega pelas 15h00 à antena da RTP2.

Acompanhe tudo em agencia.ecclesia.pt

Desejo-lhe uma ótima quarta-feira!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário