Páginas

sábado, 13 de abril de 2024

A viagem mais longa


Foto: Lusa/EPA

Começa no dia 2 de setembro e vai levar o Papa a Timor-Leste nos dias 9 a 11. O Vaticano anunciou ontem uma visita do Papa à Àsia que será a mais longa do seu pontificado. Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura são os países que integram o roteiro papal.
O governo timorense emitiu uma nota de congratulação “pela confirmação oficial da aguardada Visita Apostólica de Sua Santidade, o Papa Francisco”. O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, deixou votos de que a visita do Papa Francisco consagre o país como a “terra da fraternidade humana”.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Para assinalar 40 anos do primeiro encontro de jovens na Praça de São Pedro (Vaticano), convocado por São João Paulo II, o Centro Internazionale Giovanile San Lorenzo promove hoje e amanhã uma iniciativa dedicada “à memória e à atualidade” do que foi a semente das Jornadas Mundiais da Juventude.
Com o patrocínio do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e da Fundação João Paulo II para a Juventude, começa com uma procissão da cruz da juventude que parte da Praça de São Pedro em direção ao Centro Internazionale Giovanile San Lorenzo. Pelas 19h00, o cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação celebra a Eucaristia.

Começa hoje na Diocese de Aveiro a Rota da Juventude, um projeto de escuta dos jovens nas várias regiões da diocese, dividida em nove arciprestados, para discernir caminhos de futuro. A iniciativa é do Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro e com ela, o bispo diocesano afirma querer “reunir os jovens de cada arciprestado, tendo em conta os que foram à Jornada Mundial da Juventude, os que estiveram na sua preparação, e outros, os seus animadores e párocos, para os ouvir, celebrar e olhar o futuro”, disse em declarações à Agência ECCLESIA.

Esta noite, a Diocese do Porto lança, um processo de escuta aos jovens intitulado “Porto que procuras? Vinde e vede”. Pelas 21h30, no Pavilhão Multiusos de Paredes, propõe-se a concretizar este desafio lançado pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

«25 de Abril: permanências, ruturas e recomposições», é o título do livro editado pela Agência ECCLESIA e com coordenação do CEHR, que vai ser apresentado na próxima segunda-feira em Lisboa, e no dia 17 de abril, no Porto.
No dia 15 de abril, a partir das 18h30, no auditório Santuário de Fátima (Sala 131/edifício antigo) da Universidade Católica Portuguesa, a sessão conta com intervenções de Maria Inácia Rezola, comissária da Comissão Comemorativa «50 Anos 25 de Abril»; do cardeal D. Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa; e Peter Hanenberg, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa.
Na cidade do Porto, pelas 16h00, do dia 17 de abril, realiza-se na Torre dos Clérigos (Porto), com intervenções de Germano Silva, Virgílio Borges Pereira e D. Joaquim Dionísio, bispo auxiliar do Porto e membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário