Foto: João Marques/Diocese de Setúbal |
Beja, 18 abr 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Beja anunciou hoje que D. Fernando Paiva vai ser ordenado bispo no dia 7 de julho, às 17h00, na catedral diocesana
“Além da participação da maioria dos Bispos de Portugal, do Núncio Apostólico e de muitos elementos do clero das Dioceses de Setúbal, Beja (e outras), espera-se elevado número de fiéis a celebrar este feliz acontecimento, principalmente para a nossa Diocese”, indica o comunicado da diocese, referindo também a presença do presidente da República.
D. Fernando Paiva, até agora um dos vigários-gerais da Diocese de Setúbal, foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 21 de março como 15º bispo da Diocese de Beja, sucedendo no cargo a D. João Marcos, que apresentou a sua renúncia.
“Tenho o desejo e a intenção de, assim que possível, a todos conhecer. Os primeiros tempos entre vós serão sobretudo tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações”, escreve o novo responsável, na sua saudação à diocese alentejana, enviada à Agência ECCLESIA.
O 15.º bispo de Beja era, até agora, um dos vigários-gerais da Diocese de Setúbal.
D. Fernando Paiva nasceu a 26 de novembro de 1962 em Oliveira (São Pedro do Sul), Diocese de Viseu; antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Frequentou os estudos de filosofia e teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo obtido a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004.
D. Fernando Maio de Paiva foi ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005 por D. Gilberto Canavarro dos Reis; em Setúbal era pároco de Nossa Senhora da Anunciada, tendo sido membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis; em dezembro de 2023 foi nomeado, por D. Américo Aguiar, como vigário-geral da Diocese de Setúbal.
Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada: primeiro como prefeito e ecónomo e posteriormente como vice-reitor; foi ainda responsável pelo acompanhamento dos novos padres e pela formação permanente do clero.
Em 2013 obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Na sua primeira mensagem à diocese, o novo bispo começa por agradecer a “confiança” do Papa Francisco, assumindo a “surpresa” pela nomeação.
OC/PR
Sem comentários:
Enviar um comentário