Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2024

Bispos reunidos em Fátima para «ajudar a recuperar a dignidade de vida» das vítimas de abuso

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Este é um dos propósitos da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa que ontem iniciou os trabalhos em Fátima. A questão de uma ‘reparação’ ou ‘compensação monetária’ para vítimas de abuso, os 50 anos do 25 de abril, ou o caminho sinodal, são temas a marcar a agenda dos trabalhos que se prolongam até à próxima quinta-feira.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

‘Dignitas infinita’ (dignidade infinita) é o título da declaração publicada ontem pelo Dicastério para a Doutrina da Fé. A nota doutrinal, fruto de cinco anos de trabalho, passa em revista o magistério papal da última década sobre temas que vão da guerra à pobreza, da violência contra os migrantes à violência contra as mulheres, do aborto à maternidade de substituição e à eutanásia, abordando ainda a ideologia do género e a violência digital.

Esta tarde, em Lisboa, é lançada a obra «Secularização – Genealogias, Modelos e Debates» da autoria de Jorge Botelho Moniz. Pelas 18h45, o auditório José Araújo, na Universidade Lusófona, acolhe a apresentação da obra a cargo de Alex Villas Boas (FT-Católica) e Rita Rodrigues (jornalista CNN Portugal) com a moderação de Alfredo Teixeira (FT-Católica). O livro é editado pela Imprensa Nacional e está inserido na Coleção Estudos de Religião, coordenada pelo CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Na Ilha de S. Miguel, Açores, os dirigentes dos ranchos de Romeiros da Ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz, reúnem esta noite no Centro Paroquial da Maia com alguns sacerdotes para um momento de avaliação em torno das romarias que tiveram lugar na última Quaresma. A iniciativa é do Movimento dos Romeiros de São Miguel que assim quer valorizar esta dimensão da piedade popular açoriana.

Na RTP2 pelas 15h00, já sabe que pode acompanhar o programa Ecclesia e ficar a par do essencial da atualidade na Igreja Católica.

Tenha um grande dia

Henrique Matos


 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário